Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria Pública do Ceará inaugura sede própria em Pacatuba

Publicado em

pacatuba site

No próximo dia 14 de fevereiro, a Defensoria Pública Geral do Estado do Ceará realiza a inauguração de uma sede destinada ao atendimento em Pacatuba, na Região Metropolitana de Fortaleza. O novo espaço fica localizado na Rua Major Cícero Franklin, 1979, no Centro da cidade, onde dois defensores públicos darão continuidade ao atendimento à população, que anteriormente procurava assistência jurídica no fórum de Pacatuba.

A sede foi idealizada para melhor receber os assistidos com mais acessibilidade e toda uma estrutura de acesso em um ambiente tranquilo e receptivo. A sede possui gabinetes individualizados para os defensores públicos, espaço para os estagiários, copa, recepção e almoxarifado. “Sabemos que, por muitos anos, a Defensoria atuou no Fórum da cidade, agradecemos a estrutura do Poder Judiciário por conta disso, mas a sala do Fórum já não estava adequada para a atual demanda da Defensoria Pública. Era uma sala de tamanho reduzido, que os assistidos não tinham conforto e privacidade necessários para um atendimento individualizado. Já a sede própria viabiliza isso. Dando destaque ao atendimento diferenciado, tanto para o assistido quanto para o defensor público”, destaca o defensor público e coordenador da Coordenadoria das Defensorias do Interior, Ricardo Batista.

Durante os anos de 2017 e 2018, a Defensoria Pública em Pacatuba somou mais de 11.500 atividades. Com a mudança para o novo local a expectativa é a ampliação desse número e a melhoria na qualidade do ambiente de trabalho para defensores públicos e colaboradores. O horário de funcionamento permanece o mesmo, das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira. Para a defensora pública Nathalia de Riccio, que atua na comarca desde novembro do ano passado, “é notório que a Defensoria Pública sempre teve dificuldade de se instalar no interior do Ceará, assim, a instalação de uma sede própria no município de Pacatuba é uma grande vitória e deve ser comemorada. Sem dúvida, conseguiremos prestar um serviço com maior eficiência e de melhor qualidade a todos aqueles que nos procurarem”, destacou.

Os atendimentos em Pacatuba também são realizados pela defensor público Guilherme Queiroz Maia Filho, que destacou que a inauguração do novo espaço é importante para uma instituição cada vez mais sólida, inclusiva e representativa. “Essa nova estrutura vai nos possibilitar um contato mais próximo com a população, fazendo reuniões e promovendo ações extrajudiciais. Com isso, a população vai se sentir mais prestigiada e essa visibilidade vai provocar que aquelas pessoas que ainda não conheciam a Defensoria se empoderem dos seus direitos e passem a nos procurar”, complementa Guilherme.

Para a defensora pública geral do Ceará, Mariana Lobo, a instituição tem buscado o fortalecimento de sua presença no interior do Estado. “Quando garantimos ao cidadão vulnerável o exercício pleno de seus direitos, estamos promovendo a melhoria dos indicadores sociais do Estado. A Defensoria Pública é este instrumento de acesso à justiça, de pacificação social e é preciso reivindicar a paridade da participação de todos os cidadãos, permitindo a efetiva garantia de direitos. Nesse sentido, renovo os votos de que a sociedade reconheça a importância do papel transformador da Defensoria”, destaca a defensora geral.

Ao longos dos últimos dois anos, a Defensoria Pública do Ceará está empenhada em ampliar e estruturar os núcleos de atuação. Ganharam novas sedes em Fortaleza os Núcleos de Defesa da Saúde (Nudesa), de Resposta do Réu (NURDP), de Assistência aos Presos Provisórios e às Vítimas de Violência (Nuapp), de Defesa do Consumidor e o do Segundo Grau. No Interior do Estado, ganharam sede própria as Defensorias de Quixeramobim e Camocim.

Serviço
Inauguração da sede da Defensoria Pública de Pacatuba
Data: 14 de fevereiro de 2019
Horário: 09:30
Local: Rua Major Cícero Franklin, 1979, no Centro de Pacatuba.