Principal > Notícia > Defensoria Pública do Ceará inaugura sede própria em Pacatuba

Defensoria Pública do Ceará inaugura sede própria em Pacatuba

7 de fevereiro de 2019

pacatuba site

No próximo dia 14 de fevereiro, a Defensoria Pública Geral do Estado do Ceará realiza a inauguração de uma sede destinada ao atendimento em Pacatuba, na Região Metropolitana de Fortaleza. O novo espaço fica localizado na Rua Major Cícero Franklin, 1979, no Centro da cidade, onde dois defensores públicos darão continuidade ao atendimento à população, que anteriormente procurava assistência jurídica no fórum de Pacatuba.

A sede foi idealizada para melhor receber os assistidos com mais acessibilidade e toda uma estrutura de acesso em um ambiente tranquilo e receptivo. A sede possui gabinetes individualizados para os defensores públicos, espaço para os estagiários, copa, recepção e almoxarifado. “Sabemos que, por muitos anos, a Defensoria atuou no Fórum da cidade, agradecemos a estrutura do Poder Judiciário por conta disso, mas a sala do Fórum já não estava adequada para a atual demanda da Defensoria Pública. Era uma sala de tamanho reduzido, que os assistidos não tinham conforto e privacidade necessários para um atendimento individualizado. Já a sede própria viabiliza isso. Dando destaque ao atendimento diferenciado, tanto para o assistido quanto para o defensor público”, destaca o defensor público e coordenador da Coordenadoria das Defensorias do Interior, Ricardo Batista.

Durante os anos de 2017 e 2018, a Defensoria Pública em Pacatuba somou mais de 11.500 atividades. Com a mudança para o novo local a expectativa é a ampliação desse número e a melhoria na qualidade do ambiente de trabalho para defensores públicos e colaboradores. O horário de funcionamento permanece o mesmo, das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira. Para a defensora pública Nathalia de Riccio, que atua na comarca desde novembro do ano passado, “é notório que a Defensoria Pública sempre teve dificuldade de se instalar no interior do Ceará, assim, a instalação de uma sede própria no município de Pacatuba é uma grande vitória e deve ser comemorada. Sem dúvida, conseguiremos prestar um serviço com maior eficiência e de melhor qualidade a todos aqueles que nos procurarem”, destacou.

Os atendimentos em Pacatuba também são realizados pela defensor público Guilherme Queiroz Maia Filho, que destacou que a inauguração do novo espaço é importante para uma instituição cada vez mais sólida, inclusiva e representativa. “Essa nova estrutura vai nos possibilitar um contato mais próximo com a população, fazendo reuniões e promovendo ações extrajudiciais. Com isso, a população vai se sentir mais prestigiada e essa visibilidade vai provocar que aquelas pessoas que ainda não conheciam a Defensoria se empoderem dos seus direitos e passem a nos procurar”, complementa Guilherme.

Para a defensora pública geral do Ceará, Mariana Lobo, a instituição tem buscado o fortalecimento de sua presença no interior do Estado. “Quando garantimos ao cidadão vulnerável o exercício pleno de seus direitos, estamos promovendo a melhoria dos indicadores sociais do Estado. A Defensoria Pública é este instrumento de acesso à justiça, de pacificação social e é preciso reivindicar a paridade da participação de todos os cidadãos, permitindo a efetiva garantia de direitos. Nesse sentido, renovo os votos de que a sociedade reconheça a importância do papel transformador da Defensoria”, destaca a defensora geral.

Ao longos dos últimos dois anos, a Defensoria Pública do Ceará está empenhada em ampliar e estruturar os núcleos de atuação. Ganharam novas sedes em Fortaleza os Núcleos de Defesa da Saúde (Nudesa), de Resposta do Réu (NURDP), de Assistência aos Presos Provisórios e às Vítimas de Violência (Nuapp), de Defesa do Consumidor e o do Segundo Grau. No Interior do Estado, ganharam sede própria as Defensorias de Quixeramobim e Camocim.

Serviço
Inauguração da sede da Defensoria Pública de Pacatuba
Data: 14 de fevereiro de 2019
Horário: 09:30
Local: Rua Major Cícero Franklin, 1979, no Centro de Pacatuba.