Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria Pública do Ceará participa em Brasília do lançamento do programa “Cidadania nos Presídios”

Publicado em

A defensora pública geral do Ceará, Andréa Maria Alves Coelho, está em Brasília nesta terça, 5, onde participa da cerimônia de lançamento do programa “Cidadania nos Presídios”, projeto voltado para a melhoria da situação carcerária no País.

A cerimônia foi presidida na Escola da Magistratura Federal da 1ª Região (Esmaf) pelo presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ricardo Lewandowski e conta também com as presenças de autoridades do Ministério da Justiça, do Ministério Público e da OAB, além de representantes de entidades relacionadas à questão prisional e à área de Direitos Humanos.

Sobre o projeto:

Levantamento do CNJ aponta que a população carcerária brasileira é de 711.463 presos, se forem contabilizadas também as pessoas em prisão domiciliar. No entanto, o sistema conta com apenas 357.219 vagas. O projeto estabelece um modelo diferenciado de funcionamento do sistema de Justiça, por meio da maior “aproximação do juiz e da sociedade do jurisdicionado”.

Participam dessa iniciativa o Poder Judiciário, o Ministério Público, a Defensoria Pública, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e o Poder Executivo local, sob a coordenação dos Grupos de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário dos Estados (GMFs).

*Na foto, a defensora geral do Estado do Ceará, Andréa Coelho, e o defensor público geral do estado de Goiás, Cleomar Rizzo Esselin Filho.