Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria Pública do Ceará promove campanha sobre relacionamentos abusivos na Rede Cuca

Publicado em

Defensoria Pública do Ceará promove campanha sobre relacionamentos abusivos na Rede Cuca

A Defensoria Pública do Estado do Ceará, por meio do Núcleo de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher (Nudem), lançou a campanha “Quem ama, não abusa” para falar sobre os relacionamentos que passam da conta, que ultrapassam os limites, que diminuem o outro e que tentam manter a pessoa em subordinação ou dependência. é a chamada violência psicológica, que é uma das formas de agressão às mulheres. Neste mês de agosto, é celebrado o 11o aniversário da Lei Maria da Penha (11.340/06), que tornou crime a violência doméstica e familiar contra a mulher.

Para discutir essa temática, a Defensoria Pública do Ceará fará uma programação na Rede Cuca, em Fortaleza, sensibilizando e orientando jovens sobre os relacionamentos abusivos. “Queremos alcançar os jovens que não necessariamente são vítimas de violência física, mas que recebem ameaças, sofrem abusos, controles ou censuras de seu parceiro. Além de falar sobre as conquistas que a Lei Maria da Penha trouxe, entendemos que ir até eles é trabalhar a educação em direitos e uma forma de prevenção da violência”, destaca a defensora pública e supervisora do Nudem, Jeritza Braga.

A programação começou no dia 09 de agosto quando a defensora pública Jeritza Braga conversou para cerca de 60 jovens no Cuca da Barra do Ceará sobre relacionamento abusivo, violência doméstica e divulgou os serviços oferecidos pelo Nudem. A programação segue até o dia 31 de agosto, quando Maria da Penha participará do programa Frequência Cuca, um talkshow com os jovens, no Cuca Mondubim. As atividades acontecem ainda durante os dias 21, 22, 24 e 25 de agosto.

jeritzaDe acordo com Jeritza Braga, “o encontro foi muito produtivo, os jovens falaram abertamente sobre seus relacionamentos, se sofriam violência psicológica e  tiraram dúvidas. Ficamos surpresas com as abordagens porque é um público com acesso à informação constante, por meio da internet, e que sabe se expressar nessas horas. O importante foi que deixamos nossa mensagem de que a violência psicológica integra as diversas violências iniciadas pelo relacionamento abusivo”, ressaltou.

Sobre o Nudem – O Núcleo de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher (Nudem) da Defensoria Pública atua na área que envolve o requerimento das medidas protetivas de urgência previstas na Lei Maria da Penha e encaminhamento para a rede de proteção existente no Estado e no Município, além da defesa dos direitos das mulheres, prestando toda a assistência, como educação em direitos, orientação jurídica, ajuizamento de ações necessárias de acordo com o caso.

Em 2017, o Nudem já realizou 2.390 procedimentos que envolvem a defesa dos direitos das mulheres que se encontram em situação de violência doméstica e familiar. O Núcleo presta assistência individual com orientação jurídica, ajuizamento de ações necessárias de acordo com o caso (alimentos, divórcio, dissolução de união estável, guarda, etc.), requerimento das medidas protetivas de urgência previstas na Lei Maria da Penha e encaminhamento para a rede de proteção existente no Estado e no Município e ainda e promove a educação em direitos nas comunidades e espaços públicos.

Confira a programação durante o mês de agosto

– 21/08 – 9 horas
Formação técnica com os colaboradores, no Cuca Mondubim

– 22/08 – 15 horas
Formação com jovens Mulheres – Papo de Mulher, no Jangurussu

– 24/08 – 14h30min
Programa de Rádio InteraMix,  no Cuca Jangurussu.
Programa de radio auditório produzido e executado pelos jovens comunicadores da Rede Cuca.

– 31/08 – 14h30min
Programa Frequência Cuca, no Cuca Mondubim.
Programa de radio auditório produzido e executado pelos jovens comunicadores da Rede Cuca

Endereços dos Cucas
CUCA BARRA – Av. Presidente Castelo Branco, 6417 – Barra do Ceará

CUCA MONDUBIM – Rua Santa Marcia,  s/n – Mondubim

CUCA JANGURUSSU – Avenida Castelo de Castro com Avenida Cotorno Leste – Jangurussu

 

Confira as peças da campanha QUEM AMA NÃO ABUSA

--- Sem Imagens ---