Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria Pública do Ceará realiza I Posse Popular para os novos defensores

Publicado em

posseSite

Nesta terça-feira, dia 11 de outubro, às 9h30, a Defensoria Pública do Ceará realizará a primeira posse popular para os novos defensores públicos. O evento ocorrerá na comunidade Ernesto Che Guevara (Rua Jornalista Antônio Pontes Tavares,1056 – Cajazeiras), em Fortaleza, ocasião em que os novos profissionais assumirão, diante da população, o compromisso de trabalhar pelo acesso à justiça e na defesa dos direitos humanos. A solenidade será conduzida pelos próprios moradores e pela Ouvidoria Geral Externa da Instituição, por meio de uma articulação com os movimentos sociais.

A programação terá início com uma caminhada pelas ruas da comunidade, seguida pelo ato de posse, culminando com o atendimento jurídico gratuito aos moradores. A iniciativa, inédita na história da Defensoria Pública do Ceará, faz parte de uma estratégia que visa a uma aproximação cada vez maior com os assistidos pela Instituição. “Nós temos trabalhado para que a Defensoria Pública esteja cada vez mais perto de quem realmente precisa de acesso à justiça. Com esse objetivo, realizamos este ano o I Orçamento Participativo e temos investindo em projetos como o Defensoria Itinerante e o Defensoria em Movimento, para que os defensores venham até as comunidades, conheçam a realidade e estejam próximos de quem precisam de atendimento jurídico e de educação em direitos. Essa é a verdadeira razão de existir da Defensoria Pública, este olhar para onde as políticas públicas não alcançam e que a atuação defensorial faz toda a diferença”, pontua Mariana Lôbo, defensora pública geral.

Desde 2014, a Defensoria Pública, por meio do Núcleo de Habitação e Moradia, tem atuado junto as 1.200 famílias que moram no Conjunto Ernesto Che Guevara, apoiando-as na regularização do terreno com a Prefeitura Municipal de Fortaleza, situado no loteamento Jardim Glória, às margens da BR-116. A comunidade reivindica direitos básicos como saneamento básico, asfalto, escola, creche e posto de saúde e a Defensoria atua de forma próxima nestes pleitos e negociações com o poder público.

Além da realização da posse popular em Fortaleza, os defensores públicos também participarão de solenidade de posse popular no município de Tauá, em mais um ato simbólico, protagonizada pela própria comunidade da região dos Inhamuns, que não contava com defensores públicos na região.