Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria Pública do Ceará realiza I Seminário de Gestão Estratégica

Publicado em

semi

A Defensoria Pública do Estado do Ceará realizou, nesta sexta-feira (2), o I Seminário de Gestão Estratégica da Defensoria Pública, no auditório Jesus Xavier de Brito, na sede administrativa da instituição, localizada na Av. Pinto Bandeira, nº 1111 – bairro Luciano Cavalcante.

Na abertura do evento, a Defensora Pública do Estado do Ceará, Andrea Maria Alves Coelho, recepcionou defensores públicos dos estados do Bahia, Pará, Piaui, Pernambuco, São Paulo, Rondônia e Espírito Santo e o controlador do TCM  Luís Mário Vieira, que ministrou palestra de tema “Inovação Administrativa e Uso Eficiente da Máquina Pública”. Estavam presentes, ainda, na ocasião, colaboradores da DPGE, universitários, servidores de instituições públicas e representantes da sociedade civil.

andrea coelho e luís mário Vieira

Entre as autoridades presentes na mesa de abertura estavam: a corregedora da DPGE, Vanda Lúcia Veloso; defensor público geral do estado da Bahia, Clériston Macedo; subdefensor público geral do estado do Ceará, Túlio Iumatti; diretora da Escola Superior da DPGE, Karinne Matos; e a vice presidente da Associação dos Defensores Públicos do Estado do Ceará, Adpec, Noêmia Landim. Na solenidade de abertura do evento o Coral Defensoria Encantus, sob a regência do maestro Carlos Augusto Pereira, apresentou o Hino Nacional, Hino da Defensoria e “Ceará, Terra da Luz”.

1T4A6287

Em sua fala, a defensora geral do Estado do Ceará, Andrea Coelho, comentou que o período de sua gestão foi cheio de desafios e conquistas e destacou a profissionalização da gestão como um dos pontos importantes dos últimos quatro anos. Segundo ela, o planejamento estratégico trouxe um ganho significativo para a Defensoria, e agora que a instituição agora já aprendeu a caminhar com as próprias pernas, o caminho do crescimento é sem volta. “Temos que pensar que as conquistas da Defensoria Pública são para a perenidade”, conclui.

amc

O controlador do TCM disse que a administração da DPGE encontra-se em processo de franco crescimento, passando por todas as etapas que as instituições, a exemplo do TCM, passaram para chegar onde estão hoje. É fundamental que todos os defensores públicos que ocupam cargos de gestão se especializem  em suas áreas de atuação nos melhores institutos do país.

O defensor público Thiago Tozzi apresentou todo o processo de implantação da autonomia da Defensoria do Ceará, mostrando gráficos e fluxos utilizados e as rotinas de execução dos sistemas utilizados para monitorar e gerir cada passo. O defensor informou que 78% do processo de autonomia já foi realizado.

mario

Durante a tarde, o Seminário teve continuidade com a apresentação de práticas exitosas nas Defensorias de Pernambuco, São Paulo e Pará. O consultor da Defensoria Pública de Pernambuco, Helton Silva, falou sobre a importância da ouvidoria externa; já o subdefensor geral do Pará, José Arruda, demonstrou algumas práticas internas de sucesso da Defensoria Pública no seu estado e o subdefensor geral de São Paulo, Rafael Morais, deu como exemplo o sistema da Defensoria On Line (DOL), implementado na Defensoria de SP e que tem como meta integrar e facilitar o atendimento ao cidadão, otimizando os serviços.  Ao final, foi elaborada a carta de intenções, com as deliberações do colegiado presente para os demais encontros.