Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria Pública do Ceará realiza Oficina de Pais e Filhos

Publicado em

Ninguém inicia um relacionamento, seja ele casamento ou união estável, pensando em um dia ter que se separar. Contudo, de acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2014, os divórcios estão cada vez mais comuns, aumentaram 160 % nos últimos 10 anos, para cada três casamentos realizados, um divórcio é decretado. A nova realidade da família, após o fim de um relacionamento, pode ser estressante e traumática para pais e filhos, sobretudo se não houver diálogo e os conflitos forem mal administrados.

Desta forma, a Defensoria Pública do Estado do Ceará, por meio do Núcleo de Solução Extrajudicial de Conflitos (Nusol), seguindo as diretrizes do Conselho Nacional de Justiça, realiza a Oficina de Pais e Filhos: vivenciando o fim de um relacionamento de forma harmoniosa e pacífica, para auxiliar todo este processo e ajudar a lidar com a nova etapa, estabelecendo uma boa parceria que visa a proteção de seus filhos dos malefícios do conflito, ajudando-os a superar a fase de transição.

Cerca de 20 pais e mães, além de seus filhos, vão participar da primeira edição da Oficina, no dia 13 de junho, das 13h às 17h, na sede da Instituição, com atividades apropriadas para cada faixa etária: as crianças serão contempladas com atividades lúdicas, os adolescentes com dinâmicas lúdicas e reflexivas e os pais serão estimulados ao diálogo e à reflexão. A abertura do evento contará com a participação de dois integrantes do grupo Encantos, que farão uma apresentação lúdica, mesclando música e contação de histórias. Podem participar do curso crianças a partir dos seis anos e adolescentes com até 17 anos e 11 meses, além de pais e mães que estejam finalizando um relacionamento.

Em geral os pais precisam de uma orientação para que se fortaleçam e também possam ajudar os filhos nessa nova etapa da vida. Já as crianças e os adolescentes, por sua vez, merecem um local seguro onde possam explorar seus sentimentos e se adquirir estratégias para se adaptarem à reestruturação familiar. A oficina trará uma abordagem especial, cuidadosa, com material apropriado e instrutores que vão auxiliar pais e filhos nesse processo”,pontua a supervisora do Nusol, Rozane Magalhães.

Saiba mais:

Histórico – O projeto sobre parentalidade surgiu nos Estados Unidos e Canadá. Foi trazido para o Brasil pela juíza Vanessa Aufiero da Rocha, que o pôs em prática na cidade de São Vicente (SP). Em razão da aceitação e dos resultados positivos, a ideia foi encampada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que o adotou como política institucional.

Atuação do Nusol – O Núcleo de Solução Extrajudicial de Conflitos da Defensoria Pública do Estado do Ceará realiza atendimento através dos defensores públicos, mediadores e equipe multidisciplinar (psicólogas e assistentes sociais), no período da manhã e tarde, previamente agendado, de sessões de conciliação e mediação, onde os assistidos são auxiliados e estimulados a buscar o consenso com autonomia e boa fé, por meio do mediador, que atuará de forma imparcial e com sigilo. Dos atendimentos realizados pelo Núcleo, 81% resultam em consenso, dos quais 74% são casos de divórcio e os outros 22% tratam de alimentos, guarda, reconhecimento ou dissolução de união estável.

A nossa função é proporcionar o espaço adequado a fim de gerar uma oportunidade para que os casais protagonizem a solução de seus conflitos, de forma dialogada, com um acompanhamento sistemático que inclui a realização de atendimento individualizado, oficinas e sessões de mediações e conciliações”, explica a supervisora do Nusol, Rozane Magalhães.

Serviço:

Núcleo de Solução Extrajudicial de Conflitos da Defensoria Pública do Estado do Ceará

Avenida Pinto Bandeira, n. 1111, Bairro Luciano Cavalcante

Telefone: 3194-5027