Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria Pública do Ceará realiza reuniões para discutir ações de segurança pública

Publicado em

Defensoria Pública do Ceará realiza reuniões para discutir ações de segurança públicaNa última sexta-feira (11), defensores públicos atuantes em diversos núcleos da instituição estiveram reunidos para apresentar as ações realizadas ao longo desta semana, após os constantes registros de violência na capital e municípios do interior do Estado. Dentre as ações, foi instaurada pela defensora geral Mariana Lobo em janeiro a Comissão de Acompanhamento da Política Penitenciária.

Ao longo da semana, defensores públicos realizaram força-tarefa nas unidades prisionais da Região Metropolitana de Fortaleza para coletar informações, reforçaram a atuação nas audiências de custódia e perante o juízo da Infância e Juventude e atenderam familiares dos internos nos núcleos de Atendimento ao Preso Provisório e às Vítimas de Violência (Nuapp), Execuções Penais (Nudep), de Atendimento ao Jovem e Adolescente em Conflito com a Lei (Nuaja) e de Direitos Humanos e Ações Coletivas (Ndhac). A Defensoria Pública participou ainda de uma reunião com governador Camilo Santana, na tarde desta quinta-feira (10), no Palácio da Abolição, juntamente com diversas outras entidades que discutiram as medidas relacionadas à politica de segurança pública.

_CG_190110_REUNIAO SEGURANCA_0412 (1) REUNIAO GOV SOC CIVIL

Além disso, a instituição realizou reuniões com membros da sociedade civil para ouvir as principais demandas e apresentou o trabalho realizado. “Estamos reforçando o estreitamento dos canais de comunicação com a sociedade, em articulação com os movimentos sociais e lideranças comunitárias, para que se possa relatar as tensões e eventuais violações que venham sofrendo – como a proibição do uso de serviços públicos, toques de recolher, expulsões, fechamento de comércios e violações de domicílios – com intuito de que os defensores possam fazer a interlocução com as instituições públicas”, esclarece a defensora geral, Mariana Lobo.

reuniao Sociedade civil

Como instituição basilar do sistema de justiça, a Defensoria Pública do Estado do Ceará reitera  seu compromisso com a sociedade cearense pela defesa dos direitos fundamentais, especialmente da parcela mais vulnerável, e com o enfrentamento de todas as formas de violência.

Recomendação – Visando que os direitos fundamentais da população não sejam violados, cinco núcleos da Defensoria Pública assinaram uma recomendação encaminhada à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará com objetivo de garantir os princípios constitucionais e legais. A recomendação é uma ação em conjunto do Núcleo de Direitos Humanos, da Defensoria Pública da Infância e da Juventude, do Núcleo de Execução Penal, do Núcleo de Atendimento ao Preso Provisório e às Vítimas de Violência, do Núcleo de Atendimento ao Jovem e Adolescente em Conflito com a Lei, da Defensoria Pública do Projeto Justiça Já.

A população pode buscar o atendimentos nos seguintes núcleos:
Núcleo de Assistência ao Preso Provisório e às Vítimas de Violência (Nuapp)
Rua do Rosário, 199, Bairro Centro – Fortaleza-CE – Tel.: (85) 3101.7394
Rua Auristela Maia Farias, nº 1112, Bairro Eng. Luciano Cavalcante – Fortaleza-CE – Tel: (85) 3101.1263/1267

Núcleo Especializado em Execuções Penais (Nudep)
Av. Almirante Maximiniano da Fonseca, 100, Bairro Eng. Luciano Cavalcante – Fortaleza-CE – Tel.: (85) 3101.3437/3448

Núcleo de Atendimento ao Jovem e Adolescente em Conflito com a Lei – Nuaja
Rua Tabelião Fabião, nº 114, Olavo Bilac
(85)3273.6435 /(85) 3278.1330

Núcleo de Defesa dos Direitos da Infância e da Juventude – Nadij
Fórum Clóvis Beviláqua
Av. Des. Floriano Benevides, nº 220, Edson Queiroz
(85) 3499.7945 / (85) 3499.7946

Núcleo de Direitos Humanos e Ações Coletivas (NDHAC)
Endereço: Rua Nelson Studart, S/N – Bairro: Eng. Luciano Cavalcante, Fortaleza-CE
Link para os endereços do interior: http://www.defensoria.ce.def.br/locais-de-atendimento/interior/

Telefone Alô Defensoria: 129