Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria Pública do Ceará recepciona assistidos com café da manhã para inauguração de novas sedes

Publicado em

IMG_7720

A Defensoria Pública Geral do Estado do Ceará (DPGE) inaugura na próxima terça-feira, dia 8 de agosto, às 9 horas, as novas sedes do Núcleo de Defesa da Saúde (Nudesa), localizado na Rua Auristela Maia Farias, nº 1100; e o Núcleo de Resposta do Réu, localizado na Avenida Pinto Bandeira, 499. Ambos funcionam no bairro Luciano Cavalcante, ao lado da sede administrativa da DPGE. As novas instalações dos Núcleos serão apresentadas pela defensora geral do Estado do Ceará, Mariana Lobo, pelo subdefensor Leonardo Antônio de Moura Júnior e pela coordenadora das Defensorias da Capital, Natali Pontes, que recepcionarão os assistidos e defensores com um café da manhã.

IMG_7739A crescente procura por atendimento jurídico provocou a necessidade de ampliar o espaço destinado às demandas de saúde. Diariamente, cerca de 70 novos pedidos chegam ao Nudesa, que promove soluções de conflitos extrajudicial e judicialmente que visa o fornecimento pelo poder público ou planos de saúde de medicamentos, procedimentos médicos, vagas para internação hospitalar, dentre outros procedimentos. Durante o primeiro semestre de 2017, foram 7.481 atendimentos.

De acordo com a supervisora do Núcleo de Defesa da Saúde, Nelie Marinho, o novo espaço proporcionará mais conforto ao assistido e traz melhoria de trabalho ao defensor com salas individualizadas. As ações mais comuns que chegam ao Núcleo são pedidos de medicamentos, fraldas, internação, fornecimento de prótese, cadeira de rodas; tratamento ambulatorial, consultas e exames, manutenção ou transferência hospitalar clínica ou psiquiátrica. “A recusa ou não assistência por parte do Estado, município ou plano de saúde suplementar geram a demanda pelo atendimento do Núcleo que luta para garantir efetividade no direito constitucional, que é o acesso à saúde”, destaca a defensora pública.

IMG_7750O Núcleo de Resposta do Réu da Defensoria Pública do Estado do Ceará também ganha novas instalações. Ao todo, quatro defensores atendem diariamente quem busca responder a uma citação judicial. Desde o início deste ano, o Nurdp realizou 5.946 procedimentos. “A primeira coisa que perguntamos a quem chega ao Núcleo é se há possibilidade de um diálogo com a parte autora da ação (contrária), para que que a gente tente negociar uma conciliação. Se há a possibilidade de diálogo, nós pedimos os contatos das partes envolvidas para que possamos contatá-las e agendamos uma audiência com este objetivo”, destaca a defensora pública Roberta Quaranta. A citação judicial também é respondida, em prazo legal, ficando o réu assistido pela Defensoria.

Para a defensora, as novas instalações proporciona mais qualidade para o trabalho em questão. “É um esforço também para desafogar o Núcleo Central de Atendimento, principal porta de entrada da Defensoria, mas sem deixar que os Núcleos fiquem longe do Fórum ou da sede administrativa. Então foi a melhor alternativa encontrada, próxima e com fácil acesso para o assistido e também melhorando as condições de trabalho do defensor”, disse.

 
Serviço
Núcleo de Defesa da Saúde (Nudesa)
Endereço: Rua Auristela Maia Farias, nº 1100 – Bairro Eng. Luciano Cavalcante
Tel: (85)  3101.3421

Núcleo de Resposta do Réu (Nurdp)
Avenida Pinto Bandeira, 499 – Bairro Eng. Luciano Cavalcante
Tel: (85) 3101.3420

Os atendimento nos núcleos acontecem de segunda a sexta-feira, com senhas distribuidas de 7 às 12 horas. Em casos urgentes, como solicitação de leitos de UTI no Núcleo de Defesa da Saúde, são atendidos imediatamente. Mais informações e a documentação necessárias para entrar com ações judiciais podem ser obtidas pelo Alô Defensoria, telefone 129, ou no site http://www.defensoria.ce.def.br