Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria Pública do Ceará visita esta semana o Hospital Albert Sabin (Hias) e Hospital do Coração de Messejana

Publicado em

O Núcleo de Direitos Humanos e Ações Coletivas (NDHAC) e o Núcleo da Saúde (Nudesa), da Defensoria Pública do Estado do Ceará, visitam, nesta quarta-feira (20), o Hospital Albert Sabin (HIAS) e, quinta-feira (21),  o Hospital do Coração de Messejana. As visitas acontecem a partir das 8h30min. 

Na semana passada foram realizadas inspeções no Hospital Geral de Fortaleza – HGF, quarta (13) e no Instituto Dr. José Frota – IJF, quinta (14). Os defensores públicos Dani Esdras, supervisor do Nudesa, e Aluízio Jácome, supervisor do NDHAC foram recebidos pelos diretores das duas unidades de saúde e constataram algumas irregularidades.

De acordo com o supervisor do NDHAC, Aluízio Jácome, todos os relatos colhidos dos pacientes e profissionais de saúde das unidades estarão em um relatório feito pelos dois núcleos a ser apresentado no próximo dia 26 deste mês, a partir das 9h, durante audiência pública no auditório Jesus Xavier de Brito (na sede da DPGE) para tratar sobre o tema.

O Núcleo de Atendimento da Infância e Juventude da Defensoria Pública – Nadij vai acompanhar a visita ao Hospital Infantil Albert Sabin – HIAS.

Saiba mais: Procedimento administrativo

As inspeções são fruto de procedimento administrativo instaurado no último dia 11 para mapear a situação do sistema de saúde local, especialmente, diante das notícias que indicam possível existência de superlotação nas emergências dos hospitais e da imensa demanda de pessoas que têm buscado o Núcleo de Defesa da Saúde da DPGE, relatando fatos dessa natureza.

As visitas são mapeadas pelo “corredômetro”, apresentado pelo Sindicatos dos Médicos do Estado. Os defensores estão colhendo as demandas dos pacientes “in loco”, identificando cada problemática e ouvindo as queixas.