Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria Pública do Júri em Crato obtém absolvição de réus com amparo em laudo cadavérico da vítima

Publicado em

A 1ª Defensoria Criminal de Crato, da Defensoria Pública do Estado do Ceará, conseguiu a absolvição de três réus submetidos a julgamento na sessão plenária no último dia 10 de setembro, com base em laudo cadavérico que apontava a causa natural da morte.

A denúncia ofertada em 2007 imputava aos indiciados a prática de homicídio e também a ocultação do cadáver, posicionamento mantido pelo Ministério Público nas alegações finais e nos debates.

Na oportunidade, o Defensor Público Aníbal Azevedo, na sua defesa técnica, arguiu a Tese Defensiva de “Inexistência material do homicídio por conta da ausência de nexo da causalidade entre as lesões sofridas pela vítima e o resultado da morte”.

O pleito defensivo buscou amparo na prova pericial da lavra dos médicos legistas do IML/Núcleo Regional do Cariri, cujo laudo cadavérico apontou como causa mortis “Evento natural – Embolia pulmonar”, sem qualquer relação com as contusões encontradas na vítima.

O Conselho de Sentença acolheu por maioria de votos o argumento defensorial, votando “não” ao primeiro quesito, relativo à materialidade. Afastou ainda a imputação de ocultação de cadáver. O caso chamou atenção pelo fato de que há anos já constava nos autos do processo o laudo cadavérico que apontava a causa natural da morte, mesmo assim o processo teve seu curso normal por cerca de oito anos, sendo submetido à sessão do júri.

A atuação da Defensoria Pública nos processos relativos a crimes dolosos contra a vida visa a garantia da ampla defesa e do contratidório no processo criminal. A instituição é responsável pela maioria das defesas submetidas ao Tribunal do Júri, seja na capital, seja no interior do estado, contibuindo para a regular tramitação dos processos, para a garantia da aplicação da lei e para a consecução da justiça.