Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria Pública e IBDFAM realizam palestra sobre Mediação Familiar

Publicado em

 

“Eu quero que tire TUDO dele”, “tantos anos de dedicação, para não dar certo”, “É bem simples… A gente já definiu tudo”, “Ele nunca foi um bom pai”, “Eu quero que o juiz diga para ela!”. Com essas frases, intercaladas com letras de músicas do Lulu Santos, o professor Conrado Paulino da Rosa iniciou sua palestra sobre mediação familiar com o nome “O Novo Papel do Advogado Familista”, que aconteceu na manhã deste sábado (24) no auditório Jesus DSC_0252Xavier de Brito da Sede da Defensoria Pública. O evento, realizado por meio de uma parceria entre a Defensoria Pública do Estado do Ceará, através da Escola Superior da Defensoria Pública, e o Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM), contou com um público de mais de 70 pessoas entre defensores públicos, advogados, estudantes de direito, psicólogos, assistentes sociais e mediadores comunitários que buscam maior conhecimento sobre o tema, a troca de experiências e trata de assuntos palpitantes na sociedade como alienação parental e guarda compartilhada.

O mediador comunitário Francisco José Ribeiro Rocha ressaltou a importância do momento “Com a palestra adquirimos conhecimentos, experiência e expectativa de uma praticabilidade daquilo que nos faltava. A Defensoria está de parabéns ao nos dar de presente essa grande palestra, o Conrado foi sensacional”, afirmou. Para a defensora pública e diretora da Escola Superior, Roberta Quaranta, a mediação é uma ferramenta que tem sido cada dia mais utilizada no tratamento dos conflitos familiares. “As demandas decorrentes dos litígios dessa natureza se alongam por anos, especialmente em consequência de um modelo defasado de solução de litígios. Ocorre que tais relações, por terem caráter continuado, requerem a mediação como forma de ponte na construção de paz e na mantença dos vínculos, muitas vezes vitalícios, como é o caso de pais e filhos”, destaca.

A palestra serviu também como um instrumento de conhecimento para que defensores públicos pudessem se aprofundar mais no assunto, como é o caso do defensor Público de Sobral, Igor Barreto. “Pessoalmente, nós que participamos do projeto Laços de Família que é desenvolvido pela Defensoria Pública em Sobral, e vamos expandir a mediação familiar. Então, essa palestra foi muito útil, tratou de temas atuais, temas que dialogam muito com a nossa prática e sensibiliza para tornar sério a mediação familiar” disse o defensor.

Para o estagiário de Direito do Núcleo de Atendimento Jurídico Especializado ao Adolescente em Conflito com a Lei (NUAJA) da Defensoria Pública, Marcelo Rubens Fernandes Macedo Alves Félix, a palestra serviu não só no quesito profissional como uma forma de autoconhecimento. “A mediação é um processo importante, que auxilia em tudo, tanto no trabalho, quanto na vida pessoal, porque a gente se conhece a partir da mediação e tenta ajudar os outros. A mediação faz com que a gente tenha um outro olhar para os problemas e para os conflitos e isso sem dúvidas é fundamental para que a gente possa atuar e possa trabalhar de uma forma mais eficiente”, apontou.

A presidente do IBDFAM, Anislay Frota, ressaltou a parceria firmada com a Defensoria Pública. “O IBDFAM está aberto a toda parceria e esta parceria com a Defensoria Púublica, por meio da diretora da Escola Roberta Quaranta, já vem sendo afetivada. Ela me pediu uma sugestão de um nome para trazer para falar sobre mediação familiar e aí eu sugeri o Conrado e conseguimos conciliar a agenda dele com a da Defensoria Pública e deu tudo certo”, assegura.