Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria Pública e Setra estabelecem ações para o melhor atendimento à população em situação de vulnerabilidade social

Publicado em

DSC_0449

Na tarde desta terça-feira, dia 26, a defensora pública geral do Ceará, Mariana Lobo, juntamente com o supervisor do Núcleo de Direitos Humanos e Ações Coletivas, Weimar Salar Montoril, e da psicologa Andreya Arruda, estiveram reunidos com o secretário Cláudio Ricardo Gomes de Lima, titular da Secretaria de Trabalho, Desenvolvimento Social e Combate à Fome (Setra) da Prefeitura de Fortaleza.

O objetivo da reunião foi fortalecer a aproximação entre Defensoria Pública e Setra no atendimento à população em situação de vulnerabilidade na cidade de Fortaleza. “Eu vejo essa aproximação entre município e Defensoria Pública fundamental para o aprimoramento de politicas públicas destinadas aos segmentos mais vulneráveis. Precisamos estar em constante comunicação e entrosados para beneficiar o usuário dessas políticas, seja a população em situações de rua, ou aqueles que estão em conflito com a lei, ou ainda com problemas com as drogas”, destacou Cláudio Ricardo.

Devido à atuação no Núcleo de Direitos Humanos e Ações Coletivas, Mariana Lobo conhece bem as pautas da população em situação de rua e durante o encontro pôde levantar questões específicas para o melhor atendimento assistencial a este público. “Quero deixar registrado que a Defensoria Pública está inteiramente à disposição para parceria com a rede de assistência. Precisamos estar alinhados politicamente para efetivar a garantia de Direitos dessa população”.

Atualmente, a rede de assistência da Prefeitura de Fortaleza é composta por 26 Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), 6 Centros de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS) e 2 Centros de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop). Dentre os encaminhamentos, está uma maior articulação entre esta rede e a Defensoria Pública. “Queremos apresentar a nossa instituição para a rede e criar uma agenda de ações porque têm muitos encaminhamentos que os defensores públicos dão, mas que poderiam gerar mais resultados a partir de uma parceria concreta”, ressaltou Mariana. Durante o mês de fevereiro serão realizadas novas reuniões para estabelecer este fluxo.