Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria Pública em Sobral recebe Selo Municipal de Acessibilidade

Publicado em

WhatsApp Image 2019-10-02 at 14.39.40

A Defensoria Pública em Sobral foi agraciada com o Selo Municipal de Acessibilidade, concedido Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência. A premiação é conferida a instituições e empresas que apresentaram estrutura acessível às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida em 2018. A Defensoria Pública foi representada pelo defensor público Francisco Edilson Loiola Filho e a cerimônia de entrega foi realizada no Centro de Convenções de Sobral, no último dia 26 de setembro.

A Defensoria recebeu o Selo na categoria prata, como reconhecimento à estrutura acessível voltada a pessoas com deficiência física. A sede da instituição em Sobral está instalada em novo prédio, inaugurado em julho deste ano. O edifício possui 1.151,39 metros quadrados de área construída e conta com estrutura para atender pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida, como corredores e portas largos, estacionamento privativo para cadeirantes, banheiros e elevador adaptado para pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida.

Segundo o defensor público Francisco Edilson Loiola, a preocupação com a acessibilidade deve ser prioritária. “Recebemos o selo pela acessibilidade envolvendo a deficiência física, mas também planejamos o cuidado com o público de idosos, que vêm à Defensoria diariamente em grande volume e podem apresentar mobilidade reduzida. Além de promover o acesso à justiça, temos que estar atentos à acessibilidade. Através desse reconhecimento, outras buscas poderão ser feitas para universalizar ainda mais o atendimento”, destaca o defensor, titular da 1a Defensoria Criminal de Sobral.

O reconhecimento também foi celebrado pela defensora pública Emanuella Vasconcelos Leite, supervisora da Defensoria Pública em Sobral. “Para nós, é um motivo de grande alegria, porque mostra que estamos caminhando para uma sociedade mais justa e inclusiva. O Selo renova nosso compromisso e nos traz a responsabilidade, não apenas de manter, mas de tornar, nossas instalações ainda mais acessíveis a todos que dela necessitem”, reforça.

Saiba mais – O Selo Municipal de Acessibilidade é conferido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que estabelece uma comissão responsável por avaliar instituições e empresas que mais investiram em acessibilidade nas estruturas. Cada organização sugerida é visitada, passando por uma avaliação minuciosa. A análise resulta em pontuação por cada realização (como rampas, banheiros acessíveis e sinalização de estacionamento).