Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria Pública empossa novos estagiários de Direito

Publicado em

DSC_0089Na tarde desta terça-feira (23), a Defensoria Pública do Estado do Ceará empossou 49 estagiários de Direito que atuarão em Fortaleza e na Região Metropolitana. O ato aconteceu no auditório da DPGE e contou com a participação da defensora geral Mariana Lobo, da supervisora do Núcleo de Estágio, Andréa Rebouças e da diretora da Escola Superior da Defensoria Pública, Roberta Quaranta.

Na solenidade, a estagiária Sabrina Santana de Figueiredo, que obteve o primeiro lugar na colocação fez a leitura do juramento, representando os demais, e falou sobre a emoção do momento. “Foi uma grande emoção representar todos os estagiários que estão entrando agora nesse concurso. Eu sempre quis, desde o começo da faculdade, estagiar na Defensoria Pública do Estado, pois me falaram que era um local de muito aprendizado, tanto na parte jurídica, quanto na área mais humanitária do Direito. Espero que a experiência seja bastante enriquecedora para todos nós”, destacou a aluna, que cursa o sétimo semestre do curso de Direito da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Os novos estagiários receberam as boas vindas da defensora pública geral que aproveitou a oportunidade para falar um pouco sobre o dever da instituição e a importância do estagiário na Defensoria Pública. “A gente espera que essa experiência de vocês sirva para enriquecê-los como profissionais do Direito, e mais do que isso, possa enriquecer vocês como seres humanos. Que vocês possam compreender a importância que têm os Códigos que aprendemos nos bancos da faculdade na vida real, no dia a dia dos cidadãos. Aqueles direitos, que muitas vezes tão apenas escritos no papel, e quando colocados em prática se materializam em instrumentos de inclusão social. São nas portas da Defensoria Pública que milhares de cearenses batem diariamente buscando acesso aos mais básicos direitos e cabe a nós, defensores viabilizá-los judicial ou extrajudicialmente e vocês, estagiários, poderão ver na prática e também nos auxiliar nesta importante missão”, disse Mariana Lobo.

Para o bolsista Flaviano Rodrigues, que está no sétimo semestre do curso no Centro Universitário Estácio, é enorme a expectativa de vivenciar o dia a dia do defensor público e acompanhar de perto os casos. “A expectativa é grande, saber como é a área de atuação de um defensor público, fazer a atuação junto à comunidade. Esse conhecimento é muito importante para todos nós. Estamos aqui para aprender”, falou o estagiário, lotado para a comarca de Maracanaú. Já o bolsista Luís Paulo de Araújo Sousa, aluno do DSC_0125sétimo semestre da Faculdade 7 de Setembro (Fa7), acredita que a oportunidade acrescentará muito a visão social que tem do Direito. “Eu estou muito ansioso para começar, é meu primeiro estágio e sempre foi um órgão que eu admirei bastante, justamente pela função social que ele tem, por ser uma instituição muito humana que se preocupa, primeiro, com os problemas sociais, antes além dos problemas jurídicos”.

O estágio também desperta a esperança dos estudantes que sonham em, após a formatura, realizar o concurso para se tornar defensor público, como é o caso da aluna do sexto semestre da Fa7, Laís Parente Alencar, que atuará na Petição Inicial. “Eu fiquei muito feliz porque a Defensoria Pública é uma possibilidade para o meu futuro. Eu penso em fazer concurso para ser defensora pública e fiquei muito feliz em ter essa oportunidade de estagiar aqui. Espero aprender bastante e crescer muito”.

No interior do Estado a posse ocorreu nas sedes da Defensoria Pública de cada município.