Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria Pública encerra I Outubro do Idoso com atendimento intensivo no NCA

Publicado em

idoso2

Nesta segunda-feira (31), a Defensoria Pública Geral do Estado do Ceará promoveu uma programação especial em homenagem ao Dia Internacional do Idoso, comemorado no mês de outubro. Ao todo, 12 profissionais entre defensores públicos, colaboradores e estagiários dos núcleos de Defesa de Defesa da Saúde (Nudesa) e o do Idoso prestaram orientações jurídicas, esclareceram dúvidas, realizaram encaminhamentos, distribuição de cartilhas, material de apoio e atividades de educação em direitos voltadas especificamente para o tema.

De acordo com Silvana Feitosa, supervisora do Nudesa, a atividade permitiu um atendimento especializado e conjunto. “Em alusão ao encerramento das atividades do mês do idoso, nós pensamos em uma ação que desse a atenção integral à pessoa idosa, onde através de atendimento conjunto dos dois núcleos da Defensoria, seja possível realizar uma ampla de educação em direitos, distribuindo cartilhas e orientando os idosos”, destacou.

idoso3Entre os atendidos realizados nesta segunda-feira, estavam pessoas como José Miramar Freire, de 70 anos, que procurou a Defensoria Pública para tentar receber na justiça um medicamento anticoagulante. “É a primeira vez que precisei buscar à Justiça e estou sendo muito bem recebido aqui. Espero resolver meu problema logo, mas já estou muito satisfeito de ter sido tão bem atendido. Nunca imaginei que um serviço público poderia funcionar tão bem como funciona a Defensoria”.

Dentre as principais demandas do Núcleo da Saúde estão as solicitações para ter acesso à alimentação especial, medicamentos, exames, cirurgias, consultas médicas, leitos em UTI, tratamentos para dependentes químicos, aparelhos e próteses. Já o Núcleo o Idoso abrange as ações cíveis relacionadas à pessoa idosa, como usucapião, inventário, interdição e demandas de consumidor.
idoso1
O evento encerra o I Outubro do Idoso, que fez um intensivo relacionado às pessoas da terceira idade, com o lançamento da cartilha sobre a Saúde do Idoso – Guia de Direitos. De acordo com Ana Carolina Gondim, supervisora do Núcleo do Idoso da Defensoria Pública, a instituição tem realizado um trabalho intenso para efetivar os direitos previstos no Estatuto do Idoso, sanar as violações de diretos e promover a justiça. “Este ano, lançamos uma campanha importante sobre o uso de transporte pela Terceira Idade, batizada de Idosos Primeiro! Agora, em outubro, focamos na questão da saúde do idoso, um dos pontos que temos percebido um crescimento no atendimento”, informou.