Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria Pública formaliza acordo para garantia de água para 60 famílias do Crato

Publicado em

foto 2

Moradores da comunidade do Sítio Romualdo, na cidade do Crato, procuraram à Defensoria Pública para relatar um problema enfrentado por cerca de 60 famílias do local: a mudança no abastecimento de água. Há 15 dias aproximadamente, as famílias estavam sem acesso ao recurso. O problema ocorreu após a implantação do Projeto São José, de responsabilidade do Sistema Integrado de Saneamento Rural (SISAR) da Cagece.

Para resolver a questão, a Defensoria Pública intermediou acordo entre a Associação Comunitária e o Sistema Integrado de Saneamento Rural (SISAR), na quarta-feira (07/02). O acordo, realizado pela Defensoria por meio da Casa de Mediação, na cidade do Crato, definiu que o problema será solucionado através de um injetamento da distribuição para a adutora, colocando água para o “booster”. Os pressurizadores de redes de água tipo “booster” fazem a elevação e pressurização constante de redes de abastecimento de água para que o recurso chegue às partes mais elevadas da localidade.

De acordo com a moradora do Sítio Romualdo, Ivanilda Santos, foi um momento de ganho para a comunidade. “Agradeço a Defensoria pela agilidade no atendimento e na resolução do caso”, ressalta. A mediação foi feita pela defensora pública Jannayna Nobre, que considerou ser bastante positivo o diálogo. “Esta conciliação foi importante porque a água é um direito fundamental para todo ser humano e deve ser usufruída por todos os indivíduos”, disse.