Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria Pública Geral do Estado do Ceará ingressa com Ação Civil Pública contra Cagece por cobrança de consumo presumido

Publicado em

A Defensoria Pública Geral do Estado do Ceará, por meio do Núcleo de Direitos Humanos e Ações Coletivas (NDHAC) e a 14ª Defensoria do Juizado Especial Cível e Criminal, protocolou uma Ação Civil Pública em face da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), em razão da prática de cobrança presumida referente ao serviço de abastecimento de água, o que vem onerando excessivamente a fatura de água e esgoto de alguns usuários do serviço.

11703119_994831880551350_8899199705889733980_n

O cálculo presumido do consumo é feito em imóvel com um único medidor e no qual a concessionária considera haver mais de uma economia no local. “O cálculo é feito da seguinte forma: imóvel com duas economias e consumo de apenas 6 metros cúbicos, por exemplo, aferido por um único medidor. A consumação será correspondente à tarifa mínima (faixa de 0 a 10 metros cúbicos) multiplicada por dois. Assim, ao invés de pagar apenas por uma tarifa mínima, já que foi consumido o total de apenas 6 (seis) metros cúbicos, o consumidor paga o valor correspondente a duas tarifas mínimas, explica a Defensora Pública do NDHAC, Mariana Lobo.

O consumo presumido de água, através da multiplicação da tarifa mínima pelo número de economias onera excessivamente o consumidor e desatente à natureza tarifária da cobrança de água. Além disso, malfere os princípios consumeristas da transparência e informação ao usuário do serviço, bem como está em discordância com a política de subsídio ao usuário hipossuficiente. Tal prática abusiva realizada pela concessionária prestadora do serviço de abastecimento de água foi objeto de Recurso perante o Superior Tribunal de Justiça, processado no rito de recurso repetitivo, previsto no art. 543-C, do Código de Processo Civil, sendo pacificada a discussão quanto à proibição de se multiplicar a tarifação mínima pelo número de economias no local”, informa a Defensora Pública da 14ª Defensoria dos Juizados Especiais, Alexandra Rodrigues de Queiroz.

A Ação Civil Pública tem como um dos pedidos a restituição dos valores pagos a maior pelos usuários do serviço em razão da referida cobrança indevida.

Além do atendimento descentralizado nos Juizados Especiais, a Defensoria Pública tem Núcleo específico de Direito do Consumidor, que presta diariamente atendimento a dezenas de consumidores, nos períodos da manhã e da tarde, junto ao Núcleo Central de Atendimento, com sede na Av. Pinto Bandeira, 1111, Luciano Cavalcante.