Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria Pública inaugura a nova sede do Núcleo Descentralizado do Mucuripe

Publicado em

mucuripe1Na manhã desta quarta-feira (4), a Defensoria Pública do Estado do Ceará inaugurou o Núcleo Descentralizado do Mucuripe, localizado dentro do novo quartel do Corpo de Bombeiros, que fica na Avenida Vicente de Castro, s/n, quase esquina com a Avenida José Saboia, no bairro Cais do Porto. A cerimônia de inauguração contou com a presença da defensora pública geral do Estado, Mariana Lobo, do governador do Estado do Ceará, Camilo Santana, do prefeito de Fortaleza em exercício, Salmito Filho, do secretário da Segurança Pública e Defesa Social, André Costa e do coronel comandante do Corpo de Bombeiros, Heraldo Pacheco, além de autoridades da segurança pública e lideranças políticas do Município.

mucuripe3Durante a solenidade, a defensora pública geral, Mariana Lobo, lembrou a pesquisa encomendada pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), divulgada em 2017, que revelou a Defensoria Pública e o Corpo de Bombeiros como as instituições mais críveis para os brasileiros. “Não é a toa que essas duas instituições estão aqui hoje de braços dados para oferecer um melhor atendimento à população. Durante o ano de 2017, o Núcleo Descentralizado do Mucuripe realizou mais de 4.500 atendimentos e a nossa perspectiva com este nosso espaço, ampliando as audiências de mediação e conciliação, é que possamos dobrar o número de pessoas atendidas. Aqui a Defensoria Pública chega junto à Segurança Pública para levar a garantia de direitos, trabalhando na perspectiva da educação em direitos, da mediação comunitária e da judicialização. Cumprindo, dessa forma, com o nosso papel de pacificação e inclusão social, levando cidadania para a população”, destacou a defensora.

O equipamento amplia a prestação dos serviços em Fortaleza, abrangendo a Unidade Integrada de Segurança I (Uniseg I), do Território do Pacto por um Ceará Pacífico, e regiões próximas. No projeto Defensoria Pela Paz, que integra a matriz de programas do Ceará Pacífico, a Defensoria desenvolve as ações preventivas e de diálogo na comunidade, atuando de forma direta na redução de conflitos e na cultura de paz no território, por meio da garantias de direitos.

O governador Camilo Santana exaltou a importância da Defensoria Pública que, juntamente com o Corpo de Bombeiros “tem o maior reconhecimento por parte da opinião pública. Essas duas instituições estão juntas aqui para servir, acolher, orientar a população, além de prevenir conflitos”, destacou o governador.

O Núcleo Descentralizado do Mucuripe atende a população no horário de 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, com enfoque aos moradores dos bairros Vicente Pinzón, Praia do Futuro I e II, Mucuripe, Serviluz, Antônio Diogo, Cais do Porto e Caça e Pesca. A nova localização da unidade, ao lado da Praça Amigos da Marinha e onde fica o ponto final das linhas de ônibus da região, facilitou ainda mais o acesso de mais cidadãos, onde dois defensores farão o atendimento à comunidade, de forma individual ou por meio da mediação de conflitos.

mucuripe2 Estiveram presentes também na solenidade o subdefensor público geral, Leonardo Antônio de Moura Júnior; a secretária executiva, Elizabeth Chagas; o assessor de Planejamento e Gestão, Samuel Marques; a coordenadora das Defensoras da Capital, Natali Massilon Pontes; e a supervisora do Núcleo Descentralizado do Mucuripe, Michele Alencar.