Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria Pública lança concurso de redação para crianças e jovens de acolhimentos

Publicado em

Defensoria Pública lança concurso de redação para crianças e jovens de acolhimentos

A possibilidade de conhecer o mundo e novas experiências sem sair do lugar. Esse é o objetivo do concurso “Uma viagem dentro do livro”, I Concurso Defensoria Amiga dos Abrigos de Redação da Defensoria Pública do Estado do Ceará destinado a crianças e adolescentes, de 8 a 17 anos, em acolhimento institucional no município de Fortaleza.

O objetivo do concurso é promover a educação e a cultura de crianças e adolescentes em acolhimento institucional ou familiar bem como garantir o direito de participação consagrado não apenas pelo Estatuto da Criança e do Adolescente de 1990 como pela Convenção da ONU sobre Direitos da Criança de 1989.

As unidades de acolhimento que tiverem interesse em participar devem entrar em contato com o Núcleo de Atendimento da Defensoria Pública na Infância e Juventude (Nadij) e solicitar a folha de redação. O texto deverá ter no mínimo 20 linhas e no máximo 30, e ser redigido manualmente pelos participantes (a não ser que tenham algum tipo de deficiência física, quando então poderá ser solicitada a ajuda da equipe da unidade acolhedora para transcrever).

Para o defensor público e supervisor do Núcleo, Adriano Leitinho, o concurso é importante pois “acaba por estimular a inteligência e a imaginação das crianças e dos adolescentes das unidades de acolhimento, além de estimular a leitura entre os mesmos, tão importante para o desenvolvimento da educação. O concurso trabalha ainda com a noção de competitividade e com as noções de ganhar e perder, ensinando que o importante é participar e que, na vida, às vezes a gente ganha e às vezes, perde. Estas são noções importantes na construção da autonomia desses garotos e garotas”, disse o defensor público.

As unidades de acolhimento devem entregar os trabalhos elaborados até dia primeiro de dezembro no Setor de Protocolo da Defensoria Pública do Estado do Ceará, localizado na Avenida Pinto Bandeira, 1111, bairro Luciano Cavalcante, ou na Sede do Nadij, situada no Fórum Clóvis Beviláqua.

Confira o Regulamento para mais informações:

edital regulamento

 

Folha para redação:

folha redacao

Informações:
Núcleo de Atendimento da Defensoria Pública da Infância e Juventude (Nadij)
Av. Desembargador Floriano Benevides 220 – Edson Queiroz.
Fone: (85) 3499.7945 / 7946  / 98616.818