Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria Pública mobiliza mutirão de vacinação em unidades de acolhimento de Fortaleza

Publicado em

Crianças e adolescentes de 19 unidades de acolhimento de Fortaleza receberão uma atualização do calendário de vacinas e vermífugos. Os adolescentes, a partir de 12 anos, também terão acesso a kits de prevenção sexual e orientação sobre saúde sexual. A ação tem o objetivo primordial garantir o direito à saúde das crianças e adolescentes que se encontram nas unidades de acolhimento de Fortaleza.

O mutirão é organizado pelo Núcleo de Defesa da Criança e Adolescente (Nadij), em parceria com a Secretária de Saúde do Estado, e conta com a supervisão das defensoras Ana Cristina Teixeira Barreto e Ana Thallita de Siqueira Nóbrega, titulares do Nadij.

Segundo as defensoras, foi constatada nas visitas e inspeções, ausência de vacinas registradas no cartões das crianças e adolescentes. A partir daí, as defensoras buscaram a parceria para que agentes de saúde das Unidades Básicas de Saúde dos bairros onde as unidades de acolhimento estão localizadas e agendar estas visitas periódicas às unidades.  A Defensoria destaca ainda que o esforço também busca ajudar as equipes de profissionais que atuam nos abrigos, que podem encontrar dificuldades no deslocamento dos acolhidos aos postos de saúde para se vacinar, além de facilitar o acesso a todos os tipos de vacina disponíveis na rede pública de saúde.