Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria Pública participa de audiência pública em Brasília para discutir propostas para decreto de indulto 2017

Publicado em

A Defensoria Pública do Estado do Ceará (DPGE) participou na última sexta-feira (15) da audiência pública promovida pelo Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP), vinculado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, para discutir propostas junto às instituições de justiça para a elaboração do Decreto de Indulto 2017, concedido à brasileiros e estrangeiros condenados à pena privativa de liberdade por ocasião das festividades comemorativas do Natal.

WhatsApp Image 2017-09-18 at 14.01.16

A instituição foi representada pela supervisora do Núcleo Especializado em Execuções Penais (Nudep), a defensora pública Marylene Gomes Venâncio, que apresentou propostas que foram restritas no decreto do ano anterior, como a possibilidade de ampliação das hipóteses para a concessão de indulto aos condenados. “Por estar próxima dos destinatários e como conhecedora das mazelas do sistema prisional brasileiro, a Defensoria Pública tem essencial presença nestas audiências públicas já que pode apresentar propostas em prol das pessoas mais vulneráveis, buscando ampliar as hipóteses de indulto e comutação, de extinção da punibilidade e que tenha impacto direto na redução da população carcerária e no tempo de prisão”, enfatiza a supervisora.

A audiência pública contou com a presença de representantes estaduais da Defensoria Pública e do Ministério Público. As propostas apresentadas durante a audiência pública serão levadas ao Ministro da Justiça para análise e a elaboração do Decreto Presidencial de Indulto de 2017.