Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria Pública presente no lançamento do Ceará Pacífico no Grande Bom Jardim

Publicado em

ceará pacifico bom jardim
No último sábado, dia 9 de dezembro, o programa do Governo do Estado “Pacto por um Ceará Pacífico” acolheu o grande Bom Jardim para receber reforço nas ações sociais e de policiamento que marcam os territórios do Pacto. A Defensoria Pública do Estado do Ceará participou da solenidade sendo representadas pelas defensoras Elizabeth Chagas, secretária executiva; e Patricia de Sá Leitão, supervisora das Defensorias Criminais e do Júri

O governador Camilo Santana presidiu o evento, acompanhado da vice-governadora e coordenadora do Pacto, Izolda Cela; do secretário da Segurança Pública e Defesa Social, André Costa; do prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio; e do vice-prefeito Moroni Torgan, além de outras lideranças políticas estaduais e municipais.

Por meio do programa Rede Acolhe, a Defensoria Pública contribui e integra esforços junto ao Ceará Pacífico. Na ocasião, as defensoras públicas ressaltaram as atividades desenvolvidas dentro do programa que tem o objetivo de promover a assistência jurídica e psicossocial aos familiares das vítimas de crimes violentos letais intencionais (CVLI) ou vítimas de tentativa de homicídio.

“Recentemente estivemos no Grande Bom Jardim com o projeto Defensoria em Movimento realizando atendimento à população nesta mesma praça e tivemos a confirmação do que já imaginávamos, de que a população dessa região, extremamente vulnerável,  precisa de um espaço adequado de atendimento da Defensoria Pública e, com o apoio do Governo do Estado, vamos trabalhar para ampliar o número de defensores públicos para atender as demandas desta região”, destacou a defensora pública Elizabeth Chagas.

Vinculado ao Núcleo de Atendimento ao Preso Provisório e Vítimas de Violência (Nuapp) da Defensoria Pública do Ceará, a Rede Acolhe realizou neste ano visitas sociais a 40 famílias, que gerou 214 ações de acompanhamento. Durante as visitas sociais da Rede Acolhe, é realizado um levantamento das principais demandas psicossociais e de acesso à justiça, que posteriormente são encaminhadas às redes locais, como os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), escolas, postos de saúde e Centro de Atenção Psicossocial (CAPS).

20171209115045__MG_2045O Território do Grande Bom Jardim realizará trabalhos na Segurança Pública social para os bairros Granja Lisboa, Granja Portugal, Siqueira, Canindezinho e Bom Jardim, com planos voltados à redução da violência, em parceria com a comunidade e através da realização de seminários territoriais. Esta é a segunda iniciativa em Fortaleza (após o Grande Vicente Pinzon, que reúne os bairros Vicente Pinzon, Mucuripe e Cais do Porto). O próximo Território previsto para ser instalado é o de Sobral, na Zona Norte, no sábado (16).