Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria Pública promove encontro com defensores da Região Norte

Publicado em

WhatsApp Image 2017-05-05 at 14.31.31

Na tarde desta quinta-feira (dia 04 de maio), a defensora pública geral do Ceará, Mariana Lobo, o coordenador das defensorias públicas do interior, Ricardo Batista, e a secretária-executiva da gestão, Elizabeth Chagas, participaram de mais um Encontro Regional, desta vez, com os defensores públicos da Região Norte do Estado. O evento ocorreu no Fórum de Sobral.

Na ocasião, a defensora pública geral, Mariana Lobo, fez um resumo sobre as principais conquistas da Defensoria Pública ao longo do ano de 2016 e início de 2017, e resgatou a luta pela aprovação da Lei Complementar 171/2016 que alterou a Lei Orgânica da Defensoria Pública do Estado do Ceará e promoveu a reestruturação dos cargos. Mariana Lobo registrou ainda os avanços na criação e aprimoramento dos fluxos administrativos visando o fortalecimento da autonomia institucional, com a digitalização das pastas, implantação das cobranças dos cartórios, criação do setor de cobrança de honorários e de novos sistemas como o de Recursos Humanos, no qual, por meio da intranet, o defensor vai acompanhar o seu histórico, solicitar férias, ressalvas, sem ter que se deslocar até a sede da Instituição. “Estamos em constante aprimoramento da gestão e administração da Defensoria, mas precisamos ir até a ponta, que é o defensor que está no dia a dia, junto ao assistido, para buscar a eficiência e eficácia do nosso serviço. Nosso intuito é o crescimento da Defensoria e sabemos que este é o desejo comum de todos os defensores do Ceará”, disse.

Outro tema abordado durante o encontro foi a implementação do plantão da Defensoria Pública, que já vem ocorrendo em Fortaleza e passará a funcionar no interior do Estado, a partir do segundo semestre. Os membros da administração ouviram também as sugestões dos defensores públicos sobre este tema. A defensora pública de Sobral, Emanuela Vasconcelos Leite, fez questão de ressaltar a importância do plantão, sobretudo, na área da saúde. “Sobral precisa de plantão na área da saúde, estamos passando por muitos problemas de falta de exames e até de materiais básicos como luvas nos hospitais”. Para a defensora, “o encontro regional é uma forma de aproximar a administração dos defensores públicos que atuam e conhecem a realidade local, além de ser também um ensejo ímpar para poder levar nossas demandas, que são muitas. Conhecendo um pouco das dificuldades em atender e uniformizando procedimentos. Então isso é uma forma também de nos dar segurança para trabalhar no sentido macro, articulando demandas que possam corresponder com as expectativas dos nossos assistidos de uma forma mais eficiente. Isso, com certeza, é um ganho para todos nós”.

Os defensores públicos da Região Norte tiveram a oportunidade de apresentar suas demandas, referentes à infraestrutura e equipamentos, voltadas para a melhoria do serviço prestado à população. Para o supervisor das Defensorias de Sobral, Pedro Aurélio Ferreira Aragão, “é, por meio do Encontro Regional, que temos a oportunidade de falar diretamente para a defensoria geral sobre as dificuldades que nós enfrentamos em cada comarca. Nos sentimos mais próximos, mais protegidos e mais Defensoria quando estamos neste espaço de diálogo para o crescimento da instituição. Ideias novas são colocadas em pauta, e assim o serviço flui muito melhor”, disse.

“Esse Encontro Regional foi muito importante para nós, defensores da região Norte, para que a gente pudesse levar até a administração as nossas demandas. Foi um momento muito salutar, porque nós tivemos a oportunidade tanto de ouvir a administração sobre as oportunidades que estão sendo criadas para o nosso crescimento profissional, como também apresentar e receber de pronto as respostas referentes às nossas demandas administrativas”, pontuou o defensor público David Gomes Pontes.