Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria realiza atendimento em unidade para grupos mais vulneráveis do sistema penitenciário

Publicado em

14570829_625146830978702_5029677109121883247_oNesta terça-feira (04), o Núcleo Especializado em Execuções Penais (NUDEP) e o Núcleo de Atendimento ao Preso Provisório e às Vítimas de Violência (NUAPP), ambos da Defensoria Pública do Estado do Ceará realizaram atendimento para todos os 165 internos da Unidade Prisional Irmã Imelda Lima Pontes, localizada em Aquiraz. Foi realizada, também, uma vistoria no dia 27 de setembro para que os defensores públicos pudessem conhecer melhor as instalações da nova unidade e averiguar as condições do presídio. As ações tem parceria com a Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado (Sejus).

A unidade prisional foi reestruturada em julho para receber internos em situação de vulnerabilidade como idosos, cadeirantes, gays, bissexuais e travestis . “É importante a presença da Defensoria Pública dentro dessa unidade para proporcionar o atendimento jurídico às pessoas mais vulneráveis do sistema penitenciário, com mais humanização e celeridade”, afirmou a defensora pública e supervisora do Nudep, Flávia Maria de Andrade Lima.

A unidade tem capacidade para 200 internos e hoje está ocupada por 165 internos. Todos foram atendidos e receberam informações processuais. “Quando nós defensores públicos realizamos uma força tarefa, além da análise individualizada de cada caso, nós escutamos dos internos as suas reais necessidades e podemos pleitear, junto ao Governo do Estado, condições mais dignas de cumprimento de pena”, destacou.