Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria Pública realiza atendimento jurídico no Instituto de Desenvolvimento do Trabalho

Publicado em

O Núcleo de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher (Nudem) da Defensoria Pública, iniciou nesta terça-feira, 23, uma série de atendimentos no Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT) com o intuito de prestar orientação jurídica ao público. Em contrapartida, diversas assistidas da Defensoria serão encaminhadas para tirarem a carteira de trabalho e serem inseridas ao quadro de empregos que há no IDT. Ainda está previsto para quarta e quinta-feira, 24 e 25, atendimentos nas unidades da Aldeota e do Centro.

“O momento faz parte da comemoração dos 10 anos da Lei Maria da Penha e foi realizado graças ao convênio assinado em março deste ano, entre a Defensoria Pública e o SINE/IDT. O convênio visa a realização de palestras sobre o direito da mulher, capacitações profissionais pelo IDT, facilitação da tirada de documentação e inserção no quadro de empregos deles”, diz a defensora pública Hilda Cela.

A ocasião visa o preparo e informação destas mulheres que sofreram violência doméstica. “O Nudem realiza eventos como esse com o objetivo de capacitar as mulheres vítimas de violência e gerar independência e empoderamento, e assim rompermos com o ciclo de violência na vida delas. Muitas vezes, essas mulheres dependem emocionalmente e financeiramente dos seus agressores, com essa oportunidade elas terão uma nova chance”, explica a supervisora do Nudem, Jeritza Braga.

Núcleo de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher (Nudem)

O Nudem recebe demandas diárias que envolvem mulheres. A atuação nesta área envolve a defesa dos direitos das mulheres que se encontram em situação de violência doméstica e familiar, prestando toda a assistência, como educação em direitos, orientação jurídica, ajuizamento de ações necessárias de acordo com o caso, requerimento das medidas protetivas de urgência previstas na Lei Maria da Penha e encaminhamento para a rede de proteção existente no Estado e no Município. No núcleo, são comuns casos de ações cíveis, tais como divórcio, pensão alimentícia, guarda e reconhecimento de paternidade. Já no âmbito de questões criminais “a incidência maior é de pedido de medidas protetivas contra agressores”, diz Jeritza. O núcleo está localizado na Rua Padre Francisco Pinto, 363, Bairro Benfica.

 

Núcleo de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher (Nudem)
Endereço: Rua Padre Francisco Pinto, 363, Bairro Benfica

Horário de atendimento: 8h às 17h