Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria Pública realiza inspeções em delegacias de Fortaleza

Publicado em

Defensoria Pública realiza inspeções em delegacias de Fortaleza

Nesta terça, quarta e quinta-feira, dias 26, 27 e 28 de julho, o Núcleo de Assistência aos Presos Provisórios e às Vítimas de Violência da Defensoria Pública do Estado do Ceará (Nuapp) realiza novas inspeções em seis delegacias de Fortaleza. As vistorias serão acompanhadas pela Vigilância Sanitária e objetivam verificar a situação de cada uma das delegacias quanto à estrutura e as condições em que estão submetidos os internos, a quem devem ser assegurados os direitos fundamentais, o cumprimento das normas legais e a observação da dignidade da pessoa humana.

Amanhã (26.07), a comissão formada por defensores públicos visita a Delegacia de Narcóticos, o COPE e o 2º Distrito Policial, localizadas respectivamente nos bairros Fátima (duas primeiras) e Aldeota. Já na quarta-feira (27.07) serão vistoriados a Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos e Cargas, na Maraponga; além do 12º Distrito Policial, localizada no Conjunto Ceará. Na quinta-feira (28.07), o 34° Distrito Policial, localizada no bairro Farias Brito. A solicitação de interferência é um apelo também do Sindicato dos Policiais Civis, que relata superlotação e dificuldade na realização de seu míster.

“Já sabemos que em muitas dessas celas, além da superlotação e da insalubridade, não há correta separação de presos (adultos e idosos, provisórios e definitivos, primários e reincidentes ou mesmo conforme a espécie de infração penal). Os policiais, pagos pela coletividade para investigar crimes, acabam tendo que fazer a função de agentes penitenciários e deixam de direcionar esforços para a apuração criminal. Acabam obrigados a prestar um deficiente serviço de guarda de presos”, afirmou o defensor público Emerson Castelo Branco, supervisor do NUAPP.

A situação não é novidade aos estabelecimentos de polícia da Capital. Em 2012, o NUAPP realizou uma série de inspeções em 26 delegacias de Fortaleza e gerou um relatório com mais de 300 páginas com fotos e que mostrava as situações de todos os distritos policiais. Na época, foi elaborada uma Ação Civil Pública (ACP) que pediu a desativação imediata das carceragens das distritais, além de realizar uma série de recomendações ao poder público. No entanto, até hoje, a ACP ainda não foi apreciada pelo Poder Judiciário. “É um absurdo essa situação ser simplesmente ignorada. Há quatro anos a Defensoria Pública vem alertando, mas nada é feito”, pontua.

Programação de Visitas

26/07/2016

Manhã:

  • Delegacia de Narcóticos – Rua do Rosário, 199, Bairro de Fátima, Fortaleza
  • COPE – Rua Prof. Guilon, 606 , Bairro de Fátima, Fortaleza

Tarde:

  • 2º Distrito Policial – Endereço: Rua Costa Barros, 1971, Aldeota, Fortaleza

 

27/07/2016

Manhã:

  • Delegacia de Roubos e Futos de Veículos e Cargas – Av. Godofredo Maciel, 2800 – Maraponga

Tarde:

  • 12º Distrito Policial – Endereço: Rua 602, s/n – Conjunto Ceará

 

28/07/2016

Manhã:

  • 34º Distrito Policial – Endereço: Rua Princesa Isabel, 1239, Farias Brito