Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria Pública realiza mês de programação sobre os direitos das mulheres no Cariri

Publicado em

 

 

PALESTRA CRAS DRA JANNAYNA(1)

A Defensoria Pública Geral do Estado do Ceará (DPGE-CE) realizou uma série de atividades voltadas ao Dia Internacional da Mulher, no mês de março, no Cariri. Os eventos aconteceram nos dias 06, 08, 09, 13, 15 e 18 de março em instituições, localizadas nos municípios do Crato e Juazeiro do Norte.

Participaram dos eventos a defensora pública Jannayna Nobre, que atua na comarca do Crato, e as defensoras públicas Ramylle Holanda e Rubena Leite, atuantes na comarca de Juazeiro do Norte.

A defensora pública Ramylle Holanda, da comarca de Juazeiro do Norte, destacou a importância de fomentar espaços e eventos que promovam a conscientização das mulheres. “Os eventos proporcionaram momentos de homenagens a luta das mulheres, rememorando as conquistas alcançadas, trazendo a tona também que ainda nos resta muito a percorrer, enquanto sociedade, para que possamos vivenciar de fato a igualdade de gênero”. A defensora ainda considera que a auto estima da mulher e a sua valorização na sociedade precisam ser constantemente debatidas, para que se possa ter uma mudança cultural e de paradigmas.

Programação

No dia 06 de março, terça-feira, a defensora pública Jannayna Nobre juntamente com mais sete mulheres receberam o Diploma referente a reconhecimento às ações e lutas contra à violência doméstica e de gênero, em defesa e promoção das mulheres e dos direitos humanos. A solenidade aconteceu na Câmara Municipal da cidade do Crato.

Já no dia 08 de março, quinta-feira, Dia Internacional da Mulher, aconteceu um ato público, reivindicando paz e o fim da violência, no Crato. O evento contou com a participação da defensora pública Jannayna Nobre e da equipe psicossocial. No mesmo dia, em Juazeiro do Norte, ocorreu um café da manhã no Juizado da Violência Doméstica e Familiar. O momento contou com a presença de membros do Judiciário, do Juizado da Mulher, do Ministério Público, da Delegacia da Mulher, Pública, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e da defensora pública Ramylle Holanda. “Foi um momento importante para apresentar àquelas mulheres todos os atores envolvidos na rede de proteção da mulher, aproximando-as das pessoas a quem elas devem recorrer e onde devem denunciar quando tiverem seus direitos infringidos”, pontuou.

O dia 09 de março contou com a participação da defensora pública Rubena Leite na roda de conversa com tema: “Mulheres, direito, sororidade e representatividade”, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Juazeiro do Norte. “A mulher cada vez mais deseja e, sobretudo, necessita de amplo debate sobre seus direitos e deveres em todas as esferas, pessoal, familiar, profissional, social. A utilidade de eventos como é a insistência no debate e a persistência na luta feminina”, considera a defensora pública. Rubena Leite reforça ainda que a conscientização não pode ocorrer apenas uma vez por ano, e sim diariamente, em todos os ambiente.

Ainda houve duas outras atividades de educação em direitos. No dia 13 de março, foi a palestra “Empoderamento das Mulheres” na sede da empresa Grendene, no Crato e dia 15 de março, a palestra aos idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Cras Muriti, no município do Crato.

Encerrando o mês de programação intensificada, dia 18 de março, o Serviço Social da Indústria (Sesi) de Juazeiro do Norte recebeu a ação social da ONG Ações Sociais de Amigos Solidários, com esclarecimentos à população presente acerca da Campanha Nacional da Associação Nacional dos Defensores (Anadep) e Associação dos Defensores Públicos do Estado do Ceará (Adpec), pela erradicação do subregistro. O principal objetivo foi sensibilizar as pessoas sobre o trabalho da Defensoria na assistência gratuita ao cidadão.