Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria Pública realiza Oficina de Pais e Filhos nesta sexta-feira (5)

Publicado em

pais e filho site
O fim do relacionamento conjugal pode não ser fácil para muitas famílias. Em muitos casos, o período de ruptura requer apoio na transição para uma relação efetiva e saudável entre os membros. Pensando nisso, a Defensoria Pública do Estado do Ceará, através do Núcleo de Solução Extrajudicial de Conflitos (Nusol), realiza na próxima sexta-feira (5) a terceira edição da Oficina de Pais e Filhos, a partir das 13h, no auditório da sede da instituição. O momento é voltado para o acolhimento de famílias pré-selecionadas, atendidas pela Defensoria Pública, com objetivo de proporcionar vivências pacíficas e harmoniosas para adultos e crianças que estejam nesse processo.

Após a recepção, os cerca de 35 participantes serão acolhidos em salas separadas. Os adultos assistirão a vídeos e palestras sobre educação em direitos e serão levados a refletir sobre a continuidade das relações, mesmo após o término do casamento. Já os filhos participam de atividades lúdicas, como filmes e dinâmicas educativas, incluindo práticas de justiça restaurativa. A oficina tem duração de quatro horas.

Segundo a defensora pública e supervisora do Nusol, Rozane Magalhães, Oficina de Pais e Filhos segue diretrizes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que traça o perfil de potenciais participantes a serem convidados. “São casais atendidos pelo núcleo e estão nessa fase de término de relacionamento. Na oficina, mostramos que as relações parentais continuam e precisam ser fortalecidas, para evitar que os conflitos se perpetuem”, explica Rozane.

Além das famílias pré-selecionadas, a oficina contará ainda com a profissionais convidados da área de psicologia e direito. Para Rozane, será uma tarde de experiências válidas para todos os públicos convidados. “É um momento a mais para quem já iniciou o processo de mediação de conflitos. Cada pai, cada mãe e cada filho são levados a refletir sobre o fortalecimento de vínculos, visando estimular uma cultura de harmonia e paz nessa nova configuração familiar”.

Serviço
III Oficina de Pais e Filhos
Quando: Sexta-feira, 5 de outubro
Onde: Auditório Jesus Xavier de Brito, na sede da Defensoria Pública – Av. Pinto Bandeira, 1111 – Luciano Cavalcante
Horário: 13h