Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria Pública realiza posse de mediadores comunitários

Publicado em

IMG_5907

A Defensoria Pública do Estado do Ceará realizou na tarde desta sexta-feira, 28, a posse de 16 novos mediadores comunitários que atuarão nos núcleos do Mucuripe e João XXIII. No momento, ainda, foram homenageados três colaboradores que auxiliam na mediação no João XXIII. “É com grande satisfação que nós recebemos vocês aqui na Defensoria Pública, com o intuito de estreitar os laços entre a instituição e a comunidade. Vocês são muito importantes para o desempenho da nossa função diária: fazer com que os direitos básicos de acesso à justiça por parte da população mais vulnerável, sejam cumpridos”, destaca a defensoria pública geral do Estado, Mariana Lobo.

A defensora pública e supervisora do Núcleo do Mucuripe, Michele Alencar, falou da importância da atuação do mediador dentro da comunidade. “O mediador auxilia na transformação da cultura de litigância em uma cultura de paz, através do diálogo e da efetivação dos direitos. Estamos semeando por uma sociedade melhor”. O defensor público Fernando Régis Freitas destacou a relevância dessa função na atividade dos defensores públicos. “Tenho aprendido todos esses anos com os mediadores, no que tange ao trabalho cuidadoso e gigante que fazem na comunidade, no sentido de trazer a paz social em uma região muito carente como é no João XXIII”.

No momento, os mediadores comunitários assinaram o termo de posse e receberam da defensora geral do Estado, a publicação do Diário da Justiça referente à posse e a blusa de identificação. “É a primeira vez que estou tendo a oportunidade de trabalhar com mediação e essa função me dá alegria porque me faz ser ferramenta dentro da minha comunidade”, diz a assistente social e recém-empossada, Roberta Gomes. Durante os meses de maio e junho, estes mediadores tiveram a oportunidade de participar do Curso de Mediação, realizado pela Escola Superior da Defensoria Pública.

A posse contou, ainda, com a presença da assessora de relacionamento institucional e defensora pública, Michele Camelo, e da ouvidora externa da Defensoria Pública, Merilane Coelho.