Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria Pública realiza programação de lazer para crianças e adolescentes acolhidos em abrigos de Fortaleza

Publicado em

dia crianca siteNo mês em que se comemora o Dia das Crianças, a Defensoria Pública Geral do Ceará, por meio do Núcleo de Defesa dos Direitos da Infância e da Juventude (Nadij), preparou uma programação especial. Nesta quinta-feira, 11, e no dia 22 de outubro, serão entregues brinquedos arrecadados por um grupo de voluntários nas unidades de acolhimento Santa Giana, Casa da Criança e Acolhimento III. A crianças participarão de uma tarde de muitas brincadeiras e diversão.

Na próxima quarta-feira, dia 17, crianças e adolescentes que estão em 14 unidades de acolhimento de Fortaleza terão livre acesso a todos os brinquedos do Mega Park, localizado no estacionamento do Shopping Iguatemi (avenida Washington Soares, 85, Edson Queiroz). A atividade acontece a partir das 17 horas e foi pensada para oferecer lazer e socialização às mais de 300 crianças e adolescentes, que tiveram o acesso liberado após parceria firmada com a administração do parque.

Para essa tarde, o Nadij firmou parceria com a Comissão Estadual Judiciária de Adoção Internacional (Cejai) e com a Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ), ambas do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), para auxiliar na organização das atividades. Com a parceria, foram arrecadados lanche e água que serão disponibilizados para as crianças, além do auxílio dos educadores do Cejai, que estarão com as crianças e os adolescentes para supervisionar as atividades no evento.

A programação acontece também no dia 27 de outubro, quando meninas e meninos dos abrigos Acolhimento I e II, Casa da Criança, Recanto da Luz, Renascer e O Pequeno Nazareno participarão de um campeonato de futebol. Os jogos acontecerão a partir das 8:30h, na sede da Associação Cearense de Magistrados. O torneio de futebol é uma parceria ente o Núcleo de Defesa dos Direitos da Infância e da Juventude (Nadij) da Defensoria Pública do Estado, a Associação dos Defensores Públicos do Estado do Ceará (Adpec) e a Associação Cearense de Magistrados.

Para a defensora pública que atua no Nadij, Ana Cristina Barreto, momentos como esses têm como objetivo integrar todas as crianças e adolescentes com a cultura e o lazer. “Proporcionar o acesso a arte e a cultura e permitir a vida social. É muito importante realizar esses momentos fora dos abrigos e o papel da Defensoria é justamente esse: não só viabilizar o acesso ao Poder Judiciário, mas propor uma visão do indivíduo como um todo. Ter acesso as atividades artísticas faz parte da formação humana e saudável ao crescimento de toda criança”, reconhece.

A Defensoria Pública do Estado do Ceará, desde 2016, vem proporcionando oportunidades de socialização das crianças e jovens acolhidas nos abrigos da Capital por meio do projeto “Defensoria Amiga dos Abrigos”, que tem como objetivo também a troca de de convivência, a assistência jurídica das crianças e adolescentes, bem como a busca pela solução de problemas comuns das instituições.

 

Confira a programação

– 17/10 – Cerca de 300 crianças e adolescentes  que estão em abrigos de Fortaleza participarão de uma tarde de diversão no Mega Park, localizado no estacionamento do Shopping Iguatemi (avenida Washington Soares, 85, Edson Queiroz), a partir das 17 horas.

– 27/10 –  Campeonato de futebol na sede da Associação Cearense de Magistrados a partir das 8:30.