Principal > Notícia > Defensoria Pública recebe palestra com o tema “Abrindo a caixa preta: por que a justiça não funciona no Brasil?”

Defensoria Pública recebe palestra com o tema “Abrindo a caixa preta: por que a justiça não funciona no Brasil?”

27 de outubro de 2017

IMG_0202A Defensoria Pública do Estado do Ceará recebeu na manhã desta sexta-feira (27) a palestra “Abrindo a caixa preta: por que a justiça não funciona no Brasil?” do juiz federal e doutor em Direito pela Universidade Federal do Ceará, Nagibe de Melo Jorge Neto. A palestra aconteceu por meio de uma parceria entre a Escola Superior da Defensoria Pública e da Comissão de Acesso à Justiça da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará.

Cerca de 40 pessoas participaram da explanação que debateu temas como o encarceramento, homicídios, a atuação dos juízes no Brasil, o custo do poder judiciário e ainda sobre “o jeitinho brasileiro”, no qual as pessoas ultrapassam os limites da Lei e da ética para obter benefícios. Em uma das exemplificações, o juiz ressaltou a forma como as pessoas respeitam as leis do trânsito, já que muitas vezes respeitam regras pelo medo de levar uma multa ao invés de seguir as normas. “Porque as leis de trânsito são respeitadas e as outras não? Precisa ter uma penalidade financeira para que obedeçam as leis?”, questionou. Para ele, “Um país para que nós possamos viver em paz e tranquilidade só se dá se tivermos um Estado de Direito”.