Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria Pública recebe palestra sobre controle interno

Publicado em

IMG_6948 A Defensoria Pública do Estado do Ceará recebeu na manhã desta quinta-feira (20 de julho) a palestra “A importância do Controle Interno na Administração Pública” ministrada pelo secretário-executivo da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado, Paulo Roberto Nunes, e contou com a presença da defensora pública geral do Estado, Mariana Lobo, do subdefensor geral, Leonardo Antônio de Moura Júnior e da secretária-executiva da instituição, Elizabeth Chagas e a assessora da Controladoria Geral, Francisca Cristina Façanha Freire.

A palestra abordou temas como auditoria interna governamental, fomento ao controle social, ações estratégicas e controle interno preventivo. “O controle interno é uma função da administração, especificamente da gestão pública, tão importante quanto o planejamento, a organização e a execução. Não há como alcançar os melhores resultados da gestão se nós não fizermos um bom planejamento, mas também não há como alcançar esses mesmos resultados se nós não tivermos um efetivo controle. Especificamente dentro da administração pública do poder executivo do Estado, a CGE é o órgão central que define não só os seus próprios procedimentos como também as diretrizes dos procedimentos que devem ser adotados pelos demais órgãos e entidades”, explicou o palestrante.

Quarenta e sete funcionários da Defensoria Pública do Estado do Ceará assistiram a palestra. “Foi um momento rico e sobretudo didático, onde foi IMG_6920demonstrada a importância do sistema de controle para a administração pública. Neste momento que os recursos estão escassos, as necessidades são infinitas e sistemas de controles se tornam ainda mais essenciais para que possamos usar os recursos de forma adequada. Esta palestra também nos serve para desmistificar, pois quando você pensa em controle, você pensa em fiscalização, em punição e isso não é verdade, o controle tem a função de reordenar e agir em parceria”, explica o subdefensor geral, Leonardo Antônio de Moura Júnior.
A Controladoria Geral da Defensoria Pública Geral do Estado do Ceará (DPGE), criada pela Lei Complementar Nº 171/2016, que alterou e acrescentou dispositivos a Lei Complementar Nº 06/1997. Tem como missão assessorar a alta administração na supervisão e fiscalização da correta gestão contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial do órgão, sendo responsável pela auditoria e monitoramento. A palestra é a socialização das missões da Controladoria com os demais membros da instituição.