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Defensoria Pública registra 5.004 atendimentos psicossociais em seis meses

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A Defensoria Pública do Estado do Ceará realizou um total de 5.004 atendimentos psicossociais para seus assistidos no semestre de abril a setembro de 2016. A consolidação do serviço é um acréscimo significativo à população, psicopois soma à prestação da assistência jurídica realizada pelos defensores públicos, uma atenção especial às vulnerabilidades sociais, físicas e psíquicas dos assistidos da Defensoria Pública Estadual.
Os atendimentos são realizados diariamente por psicólogas e assistentes sociais, cabendo aos núcleos especializados a identificação do assistido que necessita de atendimento e demandando as equipes multidisciplinares. Também podem acontecer o encaminhamento direto, como explica a supervisora e psicóloga Andreya Arruda. “Ao procurar o atendimento da Defensoria Pública, o assistido pode ser direcionado diretamente para o atendimento psicossocial ou durante o atendimento jurídico, o defensor público pode encaminhar o assistido ao identificar a necessidade de um atendimento psicológico ou de uma demanda social”.
Percebe-se que muitos assistidos possuem demandas sociais e psicológicas importantes a serem trabalhadas. Por exemplo, numa relação de divórcio, é bem comum o desgaste emocional da parte, a pessoa chega aqui apresentando uma vulnerabilidade, que precisa ser acompanhada, como explica a supervisora. Além disso, há toda uma rede de atendimentos, que são os CAPS, dos quais a Defensoria estabeleceu uma rede de encaminhamentos e buscando realizar outras alternativas para o acompanhamento.
Os atendimentos multidisciplinares ocorrem na sede da Defensoria Pública Geral do Estado, no Fórum Clóvis Beviláqua, no Núcleo Especializado em Execuções Penais (NUDEP), no Núcleo de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher (NUDEM), e no Núcleo de Atendimento Jurídico Especializado do Adolescente em Conflito com a Lei (NUAJA) e, mais recentemente no Cariri, sendo realizados por psicólogos e assistentes sociais que se reúnem mensalmente na última quarta-feira de cada mês com o intuito de supervisionar as atividades técnicas.
O atendimento psicossocial serve de auxílio ao atendimento jurídico. “A Defensoria Pública entende que os saberes se complementam, então a psicologia e o serviço social vem a auxiliar a questão do atendimento jurídico para poder dar uma visão mais ampla e um atendimento mais integral ao assistido que busca a Defensoria”, finaliza Andreya Arruda.