Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria Pública reúne defensores e conselheiros tutelares para aprimorar atendimento

Publicado em

IMG_5313Na manhã desta sexta-feira, defensores públicos atuantes no Núcleo de Defesa dos Direitos da Infância e da Juventude (Nadij) estiveram reunidos com conselheiros tutelares de Fortaleza com o objetivo aproximar os órgãos de defesa das crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. Participaram do encontro o supervisor do Nadij, Adriano Leitinho, acompanhado pelas defensoras Ana Cristina Teixeira Barreto e Ana Thallita de Siqueira Nóbrega.

O Conselho Tutelar é um órgão municipal responsável por zelar pelo direitos da criança e do adolescente, possui autonomia funcional. Durante o mandato de três anos, os conselheiros atendem crianças e adolescentes e aconselham seus pais e responsáveis. “O trabalho dos conselheiros tutelares é de extrema importância , porque ele que está na ponta, dentro das comunidades, conhece às famílias e é mais próximo da realidades destas crianças. Os conselheiros trazem as necessidades e as dificuldades dessas crianças para que nós possamos trabalhar na garantia dos direitos e, no caso de situação de vulnerabilidade, fortalecendo a rede de atuação e efetivando os direitos destas crianças e adolescentes”, destacou Adriano Leitinho.

A troca de informações da reunião e esclarecimentos sobre a missão da Defensoria Pública do Estado foram levados a pauta. Entre as propostas apresentadas pelos conselheiros tutelares e defensores públicos para o aprimoramento do serviço prestado, a criação de um canal de comunicação para facilitar a apuração das falhas e o incentivo à capacitação dos conselheiros tutelares com formação em Direito.