Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria Pública sedia encontro da Rede Estadual de Controle Interno da Gestão Pública

Publicado em

IMG_0241Na tarde desta quarta-feira (04.06), a Defensoria Pública do Estado do Ceará foi sede para a 4a reunião ordinária da Rede Estadual de Controle Interno da Gestão Pública. Estiveram presentes representantes dos órgãos de controle interno dos poderes Executivo, Legislativo, Judiciário, além do Ministério Público, Defensoria Pública e do Tribunal de Contas do Estado (TCE).

O grupo foi recepcionado pelo subdefensor público geral, Leonardo Antônio de Moura Júnior. “Desde 2016 estamos trabalhando para que o controle interno torne-se para a Defensoria Pública tão importante quanto o planejamento, a organização e a execução. Não há como alcançar os melhores resultados da gestão se nós não fizermos um bom planejamento, mas também não há como alcançar esses mesmos resultados se nós não tivermos um efetivo controle”, destacou Leonardo.

Durante a reunião da Rede, aconteceu a adesão do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará ao colegiado e discussões sobre os critérios de adesão de futuros integrantes, além disso, planejada a realização de um seminário sobre controle interno e externo da gestão pública. Estiveram presentes a assessora da Controladoria, Cristina Freire, que integra a Rede, além dos defensores públicos Elizabeth Chagas, membro da Comissão de Controladoria Interna; Ricardo César Pires Batista, assessor Desenvolvimento Institucional; e Samuel Marques, assessor de Planejamento e Controle.

A Rede Estadual de Controle Interno da Gestão Pública tem como umas de suas missões primárias a integração dos sistemas de controle interno dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. “Embora não tenhamos grandes orçamentos ou investimentos, nós temos também missões importantes de legislação e fiscalização, exigir o cumprimento de leis e dispositivos constitucionais e garantir o acesso da população aos direitos fundamentais. Por tudo isso, precisamos de um controle interno que consiga dar aos gestores uma segurança administrativa na prática dos seus atos. Isso faz com que eles também tenham segurança na legislação e modelos de gestão modernos que consigam produzir resultados com qualidade”, destacou durante a reunião  Sílvia Helena Correia Vidal, auditora interna da Assembleia e coordenadora executiva da Rede.

Saiba Mais – A Controladoria Geral da Defensoria Pública Geral do Estado do Ceará (DPGE) foi criada pela Lei Complementar Nº 171/2016, que alterou e acrescentou dispositivos a Lei Complementar Nº 06/1997, e tem como missão assessorar a alta administração na supervisão e fiscalização da correta gestão contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial do órgão, sendo responsável pela auditoria e monitoramento.