Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria realiza 2º Encontro dos Defensores Públicos do Ceará

Publicado em

encontro site

A Defensoria Pública do Estado do Ceará, em parceria com a Escola Superior da Defensoria Pública (ESDP) e com apoio da Associação dos Defensores Públicos do Ceará (Adpec), realizará no dia 17 de maio a segunda edição do Encontro dos Defensores Públicos do Estado do Ceará, que terá como convidados renomados nacionalmente para discutir os atuais desafios e as responsabilidades do trabalho da instituição.

As inscrições para defensores cearenses já estão abertas e podem ser realizadas até o dia 7 de maio para o e-mail  2encontro.estadual@defensoria.ce.def.br . O evento integra as comemorações pela passagem do Dia do Defensor Público, comemorado no dia 19 de maio, por isso é destinado exclusivamente para defensores públicos do estado do Ceará. Aqueles que não residirem nas Macrorregiões I e II, deverão solicitar o deslocamento e pagamento de diária até o dia 23 de abril, mediante contato pelo e-mail da Coordenadoria das Defensorias do Interior – cdi@defensoria.ce.def.br. Os defensores que se inscreverem e participarem do encontro, serão automaticamente liberados de suas funções durante a programação, que terá lista de presença e certificação.

Realizado no Hotel Gran Marquise, na Avenida Beira Mar de Fortaleza, o 2o Encontro dos Defensores Públicos do Ceará será iniciado com  a palestra “Os desafios institucionais da Defensoria Pública diante dos novos tempos”, às 9:30, da qual participarão Marcelo Semer, juiz de Direito de São Paulo, e Élida Lauris, doutora em Pós-colonialismos e Cidadania Global pelo Centro de Estudos Sociais e Faculdade de Economia, da Universidade de Coimbra.

No turno da tarde, às 14h, será realizada a mesa redonda “Os limites, possibilidades e responsabilidades dos defensores e defensoras públicas na realidade contemporânea: quem somos realmente?”, com a presença dos defensores públicos Rita Lima (DP/DF), Diogo Esteves (DP/RJ), Daniel Lozoya (DP/RJ) e Arion Erconsin de Godoy (DP/RS).

A defensora pública e diretora da Escola Superior da Defensoria Pública do Ceará, Roberta Quaranta, fala sobre a importância do 2o Encontro dos Defensores Públicos do Ceará. “Quando se investe em pessoas, na qualificação, na troca de experiências e nas relações interpessoais no ambiente de trabalho, sem dúvidas, isso vai repercutir no efetivo alcance das nossas finalidades institucionais, que é oferecer um atendimento de excelência e humanizado à população assistida pela Defensoria Pública no Ceará. Esse encontro será uma nova oportunidade para sairmos um pouco do plano meramente teórico e mostrar ao defensor a importância de seu papel enquanto agente de transformação social”, explica a defensora pública uma das organizadoras do evento.

Ao final do encontro, será realizada a solenidade de lançamentos de livros de defensores públicos autores e da Revista de Artigos da Adpec. Em seguida,  a Associação dos Defensores Públicos do Ceará (Adpec) promoverá uma sunset em comemoração ao Dia do Defensor Público. “O encontro que é uma parceria extremamente importante entre o ente associativo e o ente institucional , porque entendemos que Associação e Defensoria são  dois remos de um mesmo barco, que precisa andar de forma sincronizada.  O crescimento institucional passa obrigatoriamente por um repensar de si mesmo dialogando com o que há de mais atual na academia e aliando com a farta experiência prática. E esse encontro foi pensado justamente no sentido de começar uma análise crítica de quem nós somos, quais são as nossas funções, onde podemos melhorar, as metas que já cumprimos, através de um olhar da academia e da sociedade civil”, destaca Amélia Rocha, presidenta da Associação dos Defensores Públicos do Ceará (Adpec).

Confira abaixo a programação:

 

programacao

 

 

 

Serviço
2º Encontro dos Defensores Públicos do Estado do Ceará
Data: 17 de maio
Local: Hotel Gran Marquise – Av. Beira Mar, 3980 – Mucuripe,
Inscrições 2encontro.estadual@defensoria.ce.def.br
Mais informações pelo telefone na Escola Superior da Defensoria Pública (85) 3194.5044