Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria realiza atendimento a população em situação de rua em Sobral

Publicado em

sobral1A Defensoria Pública do Estado do Ceará esteve nesta quarta-feira (01 de agosto) no Centro de Referência para População em Situação de Rua (Centro Pop) de Sobral realizando atendimentos direcionados à população. O defensor público David Gomes Pontes esteve no local para prestar assistência jurídica e esclarecer sobre o trabalho da Defensoria Pública, sobre a rede de garantia de direitos, além de tirar dúvidas sobre a falta de documentação, uma das principais demandas atendidas.

“A maioria dos atendimentos foi no sentido de solicitar a segunda via do documento. Muitos já foram registrados, mas perderam o documento ao longo da vida devido a situação de vulnerabilidade. Neste caso, fizemos os ofícios aos cartórios de registro civil, com todas as informações apresentadas no ato do atendimento, para que, caso localizado, seja enviada a segunda via da documentação. Se a resposta for negativa, aí entramos com as ações de registro tardio”, esclareceu o defensor.

Este é um público da Defensoria extremamente vulnerável, que muitas vezes não possui vínculos afetivos e nem assistência do Estado no sentido de resguardar seus direitos. “No momento em que realizamos essa atividade voltada à população em situação de rua, nós queremos que ela conheça a Defensoria como um instrumento constitucional colocado à sua disposição para garantir o acesso aos direitos”, finalizou o defensor público  David Gomes Pontes.