Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria realiza roda de conversa com a temática do “Janeiro Branco”

Publicado em

Em alusão ao “Janeiro Branco”, campanha nacional que tem o objetivo de mobilizar a sociedade em favor da saúde mental, a equipe psicossocial dos núcleos da Defensoria Pública em Juazeiro do Norte e Crato realizou no início desta semana duas rodas de conversa com os assistidos da Instituição sobre o tema.

A iniciativa se deu por meio da equipe multidisciplinar da Defensoria Pública no Cariri composta pela psicóloga Aparecida Leandro e assistente social Fabiane Matos, que atendem e acolhem, dentre outras demandas, pessoas com transtornos mentais.

5

Foram dois momentos que reuniram aproximadamente 60 assistidos, eles puderam aprender sobre a temática que abrange diversos assuntos, tais como: depressão, esquizofrenia e patologias. A defensora pública da comarca de Juazeiro do Norte, Nadinne Sales, destacou a importância de momentos como esse. “Pude abordar em minha fala quanto à repercussão jurídica desse tema, no que tange à atuação da Defensoria Pública. Ressaltamos ainda a importância da divulgação dos direitos dessas pessoas, a questão do tratamento e a identificação do diagnóstico”.

A psicóloga da equipe psicossocial que atua em Juazeiro e Crato, Aparecida Gonçalves, diz que a campanha existe desde 2014 e tem o objetivo de disseminar informação para a população quanto à saúde mental e de divulgar para os assistidos da Defensoria a importância de estar bem com os pensamentos e emoções. “Foi-se escolhido o mês de janeiro, pois é o primeiro mês do ano. Onde podemos refletir sobre as coisas que deram certo ou errado no ano que terminou e tentar melhorar nossos pensamentos e angústias no novo ano. O branco é usado por representar a paz e é como uma folha em branco onde vamos escrever ou reescrever a nossa história de vida, com qualidade. Hoje as pessoas cuidam muito do corpo, em geral se preocupam com a estética. Contudo, a saúde mental e emocional deve ser parte importante na vida das pessoas”.

2

A defensora pública Jannayna Nobre destacou a importância da campanha para os assistidos que estavam presentes e que buscam na Defensoria uma solução para seus conflitos e angústias relacionados ao agravo da sua saúde mental. “A maioria dos assistidos da Defensoria Pública buscam a solução de um conflito que estão vivenciando, para tanto é de suma importância a divulgação da campanha pois uma forma de acolhimento é também cuidar da saúde mental”.

Fizeram parte do momento em Juazeiro, a defensora pública Nadinne Callou, o psiquiatra do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Pedro Jorge Malzoni, a psicólogas Liliane Botelho Malzoni e Lindayanna Taveira. No Crato, estiveram presentes a defensora pública Jannayna Nobre, a psicóloga Vanessa Cruz e a assistente social Fabiane Matos.

Janeiro Branco

A campanha “Janeiro Branco” foi criada em 2014 com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para a importância da Saúde Mental, considerada como circunstância fundamental para o bem-estar, o trabalho e a convivência social.

O mês de Janeiro foi escolhido por ser o primeiro mês do ano e representar um mês de recomeço, onde colocamos novos desafios, metas e novos objetivos. E a cor branca por representar a possibilidade de partida de qualquer projeto, de inícios e reinícios possíveis, além de ser a somatória de todas as cores.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, saúde mental é: “um estado de bem-estar no qual o indivíduo percebe o seu próprio potencial, é capaz de lidar com o stress normal da vida, trabalhar de forma produtiva e frutífera e de dar um contributo para a sua comunidade”.

A Defensoria Pública do Ceará apoia a iniciativa, com uma proposta de conscientização a fim de que as pessoas reflitam, debatam e planejem ações em prol da saúde mental e da felicidade em suas vidas.