Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Núcleo de Direitos Humanos e Ações Coletivas recebe denúncia de abuso contra aluna de universidade

Publicado em

WhatsApp Image 2018-03-14 at 16.33.26O Núcleo de Direitos Humanos e Ações Coletivas (NDHAC) da Defensoria Pública do Estado do Ceará recebeu na manhã desta quarta-feira, 14 de março, a denúncia de conduta abusiva por parte de um professor de uma universidade contra uma aluna. Conforme o relato da mãe da vítima, que é menor de idade, o caso aconteceu por volta das 19h30 desta segunda-feira, 12 de março de 2018, quando o professor, em uma aula de física, chamou a aluna para fazer uma exemplificação sobre “força”. Ele pediu para que a jovem ficasse de costas e a empurrou três vezes seguidas. Após o terceiro empurrão, o professor abraçou a  jovem por trás e teria dito frases de cunho sexual.

Conforme relato, a conduta abusiva do docente seguiu-se de comentários no grupo de alunos pelo whatsapp. Para tentar compreender a situação, o Núcleo de Direitos Humanos e Ações Coletivas (NDHAC) da Defensoria Pública do Estado do Ceará expediu ofício para intimar a Reitoria da instituição de ensino superior, a coordenação do curso superior e o professor envolvido no caso.

A defensora pública e supervisora do NDHAC, Sandra Sá, explica que o momento de apuração de informações tem o objetivo de “produzir material probatório para instruir o procedimento e ouvir cada um deles para ter subsídio para uma possível ação”.

A mãe da aluna reforça o posicionamento da mulher no contexto social de hoje, relatando que, antes, a mulher não tinha quase nenhum recurso para denunciar os crimes de abuso. “São passos como esses que inibem a continuidade dessas condutas. Não sei como ainda tem gente que tem coragem de fazer isso, pois temos ferramentas para coibir esse tipo de comportamento. É na denúncia de condutas, como a que aconteceu com a minha filha, que iremos interromper o ciclo dessas violências”, diz.