Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria recebe equipe do MP para compartilhamento de informações

Publicado em

DSC_0176

A Defensoria Pública do Estado do Ceará, por meio Assessoria de Desenvolvimento Institucional (Adins), realizou nesta segunda-feira, 10, uma reunião  de integração com as equipes técnica e financeira do Ministério Público do Estado do Ceará (MP-Ce) com o intuito de apresentar o Sistema Integrado de Arrecadação (SIA) e Sistema Integrado de Gestão (SIGE) da Defensoria Pública. O encontro foi solicitado pelo MP para que possa sorver um pouco da experiência da Defensoria Pública no gerenciamento dos próprios recursos e implementação de ferramentas de gestão que fortalecem a autonomia da Instituição.

A supervisora da Adins, Samia Costa, disse que o momento foi importante para reafirmar a autonomia da instituição. “Receber a equipe do Ministério Público aqui representou o reconhecimento da gestão, assim como o exercício efetivo do trabalho da Defensoria Pública. O momento é mais um passo no fortalecimento de parcerias com as demais instituições do sistema de Justiça”.

A secretária de finanças do MP, Gladys Furtado, destacou a oportunidade de aprender e compartilhar informações. “O fundo da Defensoria Pública existe desde 2013, então precisamos manifestar a expertise da instituição no que tange ao domínio destes sistemas. Viemos buscar esse conhecimento aqui e estamos tirando proveito dessas informações valiosas para que possamos levar para a Procuradoria Geral de Justiça”.

Os sistemas

O Sistema Integrado de Arrecadação (SIA) é responsável pelo acompanhamento e gestão do repasse dos notários e registradores ao Fundo de Apoio e Aparelhamento da Defensoria Pública Geral do Estado do Ceará – FAADEP. Ele permite aos cartórios emitirem suas guias e acompanharem a sua situação quanto ao repasse. Além prover diversas informações operacionais e estratégicas que apoiam o seus administradores.

O Sistema Integrado de Gestão (SIGE) é um sistema que foi desenvolvido com o intuito da substituição dos sistemas do Governo do Estado do Ceará. O sistema possui módulos de Planejamento (contas de controle, Intenções de Despesa e Limites), Administrativo (Contratos, Convênios e Despesas sem contrato) e Financeiro (Propostas de empenho) dentre outros que garantem a execução segura dos recursos disponíveis.