Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria recebeu o Fórum de Mediação, Justiça Restaurativa e cultura da paz

Publicado em

IMG_8635Na última quarta-feira, 30, ocorreu mais uma edição do Fórum de Mediação, Justiça Restaurativa e Cultura da paz. Dessa vez, o encontro aconteceu na sede da Defensoria Pública do Estado do Ceará com a participação do Comitê Cearense pela Prevenção de Homicídios na Adolescência da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará. Ministrado pelo coordenador da equipe técnica do Comitê e coordenador da Rede Acolhe, Thiago de Holanda, o Fórum debateu sobre os dados do segundo semestre de 2017 e o aumento na taxa de homicídios em Fortaleza.

IMG_8598O Comitê concentrou esforços para mobilizar diferentes setores da sociedade em defesa da prevenção de meninos e meninas de 10 a 19 anos, em 2017. “É preciso proteger as vítimas para depois pensar na responsabilização do autor”, destacou Thiago de Holanda, durante o Fórum, pontuando também detalhes sobre a atuação da Rede Acolhe na Defensoria Pública. “Uma das coisas mais importantes a serem trabalhadas é a prevenção, na Rede Acolhe, por exemplo, identificamos os casos de alerta para trabalhar com essas pessoas e evitar possíveis novas vítimas”, conclui o coordenador.

Durante a reunião, foi apresentado o Relatório Cada Vida Importa, do Comitê Cearense pela Prevenção de Homicídios na Adolescência, com os dados do segundo semestre de 2017 e também distribuído entre os representantes das instituições presentes uma cartilha que contém informações sobre o aumento na taxa de feminicídio, mortes por intervenção policial e aborda políticas públicas para a prevenção e combate desses casos, destacando o papel do Comitê pela valorização da vida.

IMG_8555Ao todo 27 instituições participam do Fórum, como o Ministério Público (MPCE), a Defensoria Pública Geral do Estado do Ceará, OAB, Tribunal da Justiça (TJCE), Vice Governadoria do Estado do Ceará, Polícia Militar e Organizações Não Governamentais. Para a defensora pública e supervisora do Núcleo de Solução Extrajudicial de Conflitos (Nusol), Rozane Magalhães, a participação da Defensoria no Fórum é fundamental para o desenvolvimento dos trabalhos. “O Fórum se reúne uma vez ao mês e nesses encontros discutimos e vemos as problemáticas e avanços que são apresentados, para que juntos possamos alcançar o objetivo do coletivo, que é a cultura da paz”, disse.