Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria requer em ACP a criação de repúblicas para jovens que completam 18 anos

Publicado em

republicasUm passo importante foi dado na Ação Civil Pública (ACP) movida pela Defensoria Pública do Estado do Ceará para que a Prefeitura de Fortaleza crie repúblicas para os jovens que saem das unidades de acolhimento, após completarem 18 anos. Desde 2016, tramita na 12º Vara da Fazenda Pública, a ACP interposta pelo Núcleo de Defesa dos Direitos da Infância e da Juventude (Nadij) para a criação de espaços – chamados de repúblicas – que recebam os jovens que não possuem vínculos familiares e tampouco conseguiram passar por processo adotivo, tendo ficado a infância e juventude acolhidos em abrigos institucionais.

Em sua última atualização, o Ministério Público apresentou parecer favorável para que o município de Fortaleza crie, execute e mantenha as instituições organizadas em unidades femininas e masculinas, atendendo as diretrizes e o plano fixados na Resolução 109 e 145 do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS). Nos autos do processo já consta uma contestação vinda do município de Fortaleza, no dia 26 de fevereiro de 2018, quando a Defensoria Pública fez a réplica de defesa da ação. A Ação Civil Pública aguarda a decisão da juíza Nádia Maria Frota Pereira.

“O projeto da República tem o objetivo de garantir a esses jovens, que não têm vínculos familiares e experiências profissionais, o direito básico à moradia, assegurando investimentos públicos que permitam o desenvolvimento da autonomia dos jovens e os seus empoderamentos, para que possam seguir as suas vidas da melhor forma”, informa o defensor público e supervisor do Nadij, Adriano Leitinho, que deu entrada na ação.

Uma vida estruturada, um diploma de nível superior, uma família e mais do que uma casa, um lar. Esse é o desejo de um adolescente que encontrou nos estudos a sua grande paixão, em meio as violência que vivenciava em casa. Vítima de maus tratos da companheira de sua mãe, E.A.A., 17 anos, adentrou o mundo dos livros com entusiasmo e encontrou neles força. “Eu sempre amei estudar, aguentava tudo dentro de casa, porque sabia que no dia seguinte eu iria para a aula”, relembra.

“Quando fiz 15 anos, minha mãe disse que eu não frequentaria mais o colégio e aquilo me deixou maluco. Aí criei coragem e fugi de casa. Como eu não tinha para onde ir, fui até minha escola e pedi ajuda para a diretora. Contei tudo o que acontecia na minha casa e ela chamou o Conselho Tutelar, eles me levaram para um abrigo e tive a oportunidade de continuar estudando”, relatou o jovem. A história de superação veio novamente este ano, quando ele foi aprovado no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e, por meio do Prouni, está cursando Design Gráfico.

A aprovação no curso superior poderia ser mais um passo rumo aos projetos sonhados pelo adolescente, porém a vida dá o aviso que não será tão fácil, mais uma vez. Ele completará 18 anos, no próximo dia 29 de agosto, e terá que deixar o abrigo. Esta é a realidade de quem completa a maioridade dentro de um abrigo institucional, no Ceará. Jovens que advém de uma infância ou adolescência tumultuada com famílias desestruturadas e, por motivos outros, não conseguiram a adoção, ao completarem a maioridade não têm mais o apoio estatal para se firmar quando adultos.

O defensor público Hélio Vasconcelos, que atua no Nadij, e acompanha de perto a situação das crianças acolhidas nos abrigos e aponta quão difícil é o momento do jovem universitário. “No caso deste garoto, que está próximo a completar a maioridade e não ocorreu sua adoção por uma família substituta, é parecido com de tantos outros que passam pelos acolhimentos. O acolhimento busca ajudá-los a enfrentar a realidade que os espera do lado de fora, buscando prepará-los para enfrentar as adversidades do mundo, mas é muito duro abrir a porta e deixá-los enfrentar o mundo caminhando sozinho”, diz o defensor público. O garoto, segundo o defensor, tem custeado a universidade com a ajuda dos próprios servidores do abrigo, já que não possui nenhuma renda. “Ele é um exemplo de adolescente acolhido que busca, através dos estudos, uma oportunidade para melhorar de vida, de mudar seu destino e assim provar que a ausência daqueles que deveriam lhe dar todo o suporte, no caso, os pais, não levaram o mesmo a escolher o caminho das drogas, do crime, de ser mais uma vítima do sistema perverso em que a sociedade atual se encontra. A educação sempre será capaz de mudar as pessoas e o mundo”, afirma o defensor. Este jovem, porém, poderia ter sua situação contornada caso o poder público instituísse uma política assistencial que permita a criação de repúblicas, conforme requer o teor da ACP, pondera.