Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria resguarda direito de professores municipais em manifestação

Publicado em

2017-04-06-PHOTO-00000225

Na última semana, mais uma vez o Grupo de Ações Integradas de Apoio aos Eventos Promovidos por Movimentos Sociais da Defensoria Pública do Ceará foi acionado para assegurar que direitos não fossem violados, desta vez durante a greve dos professores da rede municipal, que desde o dia 15 de março ocupam o 7º andar do prédio onde funciona a Secretaria Municipal de Educação, com protestos e bloqueios na Avenida Pontes Vieira, em Fortaleza.

A supervisora do Núcleo de Direitos Humanos, Sandra Moura de Sá, esteve no local e se reuniu com os manifestantes que estavam receosos de serem obrigados a desocupar o prédio. Na ocasião, ela conversou com a presidente do Sindicato Único dos Trabalhadores do Ceará (Sindiute), Ana Cristina Fonseca Guilherme da Silva e com os professores.

“Eu expliquei para eles que o papel da Defensoria Pública nesse tipo de situação é justamente assegurar o direito dos servidores de se manifestarem e de pleitearem melhorias como professores municipais e me comprometi de entrar em contato com a secretária de educação do município. Ela se dirigiu até o local e me atendeu, prontamente, garantindo que não haveria nenhum tipo de ação ostensiva por parte da guarda municipal, como de fato não aconteceu”, explica a defensora.

2017-04-06-PHOTO-00000228

Segundo a defensora pública, os 22 professores que ocupam o prédio estão em situação precária, dormindo nas cadeiras e aguardando uma abertura de negociação efetiva para que os pleitos sejam atendidos. “Eles pretendem continuar lá até que isso ocorra”, conclui. Uma das principais demandas da categoria é um reajuste salarial de 7,64%.

O Grupo de Ações Integradas de Apoio aos Eventos Promovidos por Movimentos Sociais reúne defensores públicos que ficam à disposição da sociedade durante as manifestações populares. No momento, o defensor público vai até o local, se identifica como instituição aos organizadores, realiza os devidos encaminhamentos no momento, e, em determinadas situações, deixa seu contato ficando à disposição daquela ação para acompanhamento dos desdobramentos.