Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria retoma atividades presenciais dia 24, mas atendimento ao público segue remoto

Defensoria retoma atividades presenciais dia 24, mas atendimento ao público segue remoto

Publicado em

A partir do dia 24 de agosto, a Defensoria Pública do Estado do Ceará (DPCE) inicia a primeira fase do plano de retomada das atividades presenciais da instituição. Ao todo serão quatro etapas, com retorno gradual de 25% do quadro de defensores, defensoras, colaboradores e colaboradoras em cada uma delas, com exceção daqueles que integram o grupo de risco. Cada fase terá duração de, no mínimo, 14 dias, a depender de portaria liberatória para a fase seguinte, podendo haver alterações das datas conforme evoluam os boletins epidemiológicos e informações fornecidas pelas autoridades de saúde sobre o novo coronavírus (Covid-19).

Neste primeiro momento, o atendimento será mantido através dos meios virtuais ou eletrônicos já implantados e divulgados nas redes sociais e site www.defensoria.ce.def.br, como telefones dos núcleos, Alô Defensoria (129, gratuito), Whatsapp Business (85 98982-5576), e-mails e chat online. Clique aqui para acessar.

O atendimento presencial acontecerá apenas em casos excepcionais e após agendamento prévio pelo/a defensor(a), que analisará as exceções de atendimento presencial diante da impossibilidade do assistido em acessar os canais para atendimento remoto. Os horários seguirão o expediente da instituição, de 8h às 17h, e não serão admitidas nas dependências da Defensoria aqueles que não estejam utilizando máscaras, que são equipamento de proteção individual obrigatório e previsto em lei.

“Não é o momento ainda de atendimentos presenciais, como regra, já que a natureza de nossa atividade pode levar à aglomeração de pessoas. Temos reforçado todas as formas de aproximação com o nosso assistido, por meio da tecnologia e da atuação individual e coletiva, para continuar com o funcionamento integral da instituição”, alerta a defensora pública geral Elizabeth Chagas.

O acesso à Defensoria Pública será limitado aos membros e colaboradores. Apenas o assistido que tiver o atendimento presencial agendado pelo defensor público poderá entrar e será orientado a não levar acompanhante. Na hipótese de agravamento da situação sanitária, a DPCE poderá adotar medidas mais restritivas.

A defensora pública Sulamita Alves Teixeira, coordenadora das Defensorias da Capital, explica que a instituição fez um plano baseado em todos os ambientes de atendimentos, readaptando não apenas o local de trabalho, mas buscando formas de mudar o comportamento e a rotina diária de todos que integram a instituição. “São novas condutas e procedimentos criados para auxiliar no convívio tranquilo, com responsabilidade e adaptado aos novos tempos. Estamos treinando o nosso quadro de colaboradores e defensores, vamos reforçar a limpeza das estações de trabalho de forma frequente e mais cuidadosa, os núcleos e órgãos de atuação receberão sinalização adequada alertando os riscos e reforçando as medidas de segurança que devem ser adotadas por todos. Dessa forma, estamos nos preparando para o retorno mais responsável possível”, explicou a defensora

“Neste período de isolamento social imposto pelo novo coronavírus, a reabertura da Defensoria nas cidades do interior também está sendo avaliada de acordo com as condições sanitárias e epidemiológicas de cada localidade. Continuamos trabalhando pelos direitos da população e disponibilizando diversas formas de acesso para garantir, de forma remota, a assistência jurídica a quem precisa. São tempos novos e temos criado novas ferramentas disponíveis para um atendimento seguro e integral”, complementou Breno Vicente, coordenador das Defensorias do Interior.