Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria sedia edição mensal do Fórum de Mediadores

Publicado em

A Defensoria Pública do Estado do Ceará sediou na manhã dessa quarta-feira (10), no auditório Jesus Xavier de Brito, a edição mensal do Fórum de Mediadores do Programa Ceará Pacífico, que visa compartilhar ações da mediação no Ceará, por meio do fomento e da divulgação de programas, projetos e ações voltadas para a prevenção da violência e redução da criminalidade.

Estiveram presentes a defensora pública e assessora de relações institucionais da Defensoria Pública, Michele Camelo; a defensora pública do Núcleo do Mucuripe, Michele Alencar e a supervisora do Núcleo de Solução Extrajudicial de Conflitos (Nusol), Rozane Magalhães, além de representantes da vice-governadoria do Estado do Ceará, da Foundation Terre des Hommes (Tdh), das Secretarias de Educação (SEDUC) e da Justiça e Cidadania (SEJUS) do Estado do Ceará, Centro Internacional de Análise Relacional (CIAR).

DSC_0581

“A Defensoria Pública está inserida nesse processo, por meio do Nusol e também com o projeto Defensoria pela Paz (DEPaz) que  será desenvolvido no Núcleo do Mucuripe. É um momento de extrema importância, pois o encontro nos permite conhecer as ações e as instituições que atuam na mediação de conflitos no Estado e, com isso, fomentar a cultura de paz e promover o acesso à justiça”, pontua a supervisora do Nusol, Rozane Magalhães. Apenas no ano passado, o Nusol realizou 4.837 atendimentos, beneficiando 9.062 pessoas.

Núcleo Defensoria pela Paz (DEPaz) 

A Defensoria pela Paz é um projeto inclui a assistência jurídica integral, interdisciplinar e gratuita para a população, a mediação e a conciliação de conflitos, a educação em Direitos, atuando de forma direta na redução de conflitos e na cultura de paz na comunidade, por meio do diálogo entre as pessoas e garantias de direitos. O projeto tem previsão para iniciar suas atividades em setembro na sede do Núcleo do Mucuripe, localizado na  Av. Vicente de Castro, 7089, e integra as ações do programa Ceará Pacífico para aquela área de Fortaleza.

DSC_0560

O Pacto por um Ceará Pacífico abrange programas, projetos e ações voltadas para a prevenção da violência e redução da criminalidade. A meta é a melhoria do contexto urbano, por meio de ações que possibilitem o monitoramento e a avaliação contínua da sociedade, criando as condições de acolhimento das populações mais vulneráveis e o enfrentamento da violência.