Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Dia do Defensor é comemorado com atendimentos na Feira de Messejana na manhã deste domingo (19)

Publicado em

messejana site

As defensoras e defensores públicos do Estado do Ceará realizarão atendimento na Feira de Messejana, neste domingo (19), de 8h às 12h, em alusão ao Dia do Defensor, comemorado nacionalmente no dia 19 de maio. A ação também faz parte da agenda da campanha nacional da Defensoria, que aborda a defesa dos direitos das mulheres. Em Fortaleza, a agenda de atividades começou na última semana na Barra do Ceará, e segue para a Feira da Messejana  onde o atendimento à população, terá o apoio do projeto Defensoria em Movimento,

“Comemorar a Defensoria é fazer o que está no cerne da missão do defensor: estar próximo à população mais vulnerável, ouvindo suas demandas, e trazer ao poder público as pautas e anseios da população. O defensor promove este diálogo, este canal de interlocução, entre sociedade e os poderes, bem como reforça as lutas e movimentos importantes na garantia de direitos”, destaca a Mariana Lobo, defensora pública geral do Estado.

Com o tema “Em Defesa delas: defensoras e defensores públicos pela garantia dos direitos das mulheres”, a campanha comemora nacionalmente o Dia do Defensor Público e tem diversas ações durante todo o ano, em capilaridade pelo Estado. As defensoras e defensores públicos estaduais atuam na orientação jurídica, na promoção de direitos no ingresso de ações judiciais, quando necessário, integrando uma rede de atendimento à mulher na garantia de direitos. “Nosso objetivo com a campanha Em Defesa Delas é de estar mais perto dessas mulheres vulneráveis, esclarecendo a elas os seus direitos e apresentar à população o trabalho da Defensoria Pública em favor delas fortalecendo e ampliando cada vez mais essa rede de apoio”, declara Amélia Rocha, presidente da Associação das Defensoras e Defensores Públicos do Estado do Ceará (ADPEC).

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que no Brasil o número de mulheres (51,6%) é superior ao de homens (48,4%). Apesar de estarem em maior proporção, observa-se que as mulheres no país vivem constantes situações de risco e que as políticas públicas que combatem as discriminações sofridas por elas são reduzidas ou ineficazes e tal ausência se reflete em várias dimensões da vida.

Dia do Defensor Público
Quando: 19 de maio de 2019 (domingo)
Horário: De 8h às 12h
Local: Feira da Messejana (Rua Joaquim Felício, 311)