Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Dia histórico: 111 defensores públicos sobem para entrâncias intermediária e final

Publicado em

16523975_10206692770877400_689957619_oNa última sexta-feira (3.2), a Defensoria Pública do Estado do Ceará realizou cerimônias de entrada em exercício para os 111 defensores públicos que ascenderam para as entrâncias final e intermediária, nos termos do art.6 da Lei Complementar nº 171/2016. A solenidade foi realizada em Fortaleza, na sede da Defensoria Pública, às 15h, e também ocorreu em Crato, às 9h, em Juazeiro do Norte e em Sobral, às 10h.
Durante o evento na capital, a defensora pública e coordenadora das defensorias da capital, Natali Massilon Pontes, parabenizou os colegas e resgatou toda a trajetória percorrida por cada um até a ascensão profissional. Segundo ela, “os anseios pessoais e profissionais vão evoluindo e se transformando ao longo do tempo”. Desta forma, ela fez um convite para os presentes: “Que esse seja o momento de retomarmos o compromisso assumido lá atrás, no dia da posse. De nos alinharmos com o propósito da nossa atividade e com a missão desta Instituição, que é o de promover cada vez mais um atendimento humano e de qualidade para os nossos assistidos. É hora de nos energizarmos e de nos renovarmos para essa nova etapa que nos aguarda”.
Os defensores públicos foram chamados em grupos para a assinatura do termo de entrada em exercício na nova titularidade. Em seguida, a defensora pública Flávia Maria de Andrade Lima falou em nome de todos sobre o momento histórico para a Instituição e para cada um dos presentes.“Nessa trajetória enfrentamos muitos desafios para proporcionar a defesa jurídica e judiciária aos mais vulneráveis, aqueles que pouco ou nunca tiveram acesso a políticas públicas afirmativas do Estado e que encontravam na Defensoria Pública um esteio para a solução de seus dilemas. A Defensoria Pública ao longo desses 8 anos, com o empenho e trabalho de toda a carreira cresceu, se fortaleceu e conquistou a sua autonomia em 2015. No ano passado, em dezembro de 2016, às custas de muita luta e esforço, encabeçados pela Adpec e Defensoria Geral, com muitas indas e vindas na Assembleia Legislativa, conquistamos a aprovação do projeto de lei 04 de 2016, agora lei complementar 171/16, que proporcionou a isonomia, a criação das macrorregiões e organização da carreira, o que permitiu a nossa ascensão à entrância final”, destacou Flávia Andrade, que ascendeu da entrância intermediária para a final e agora responde pela 13ª Defensoria Criminal.
A defensora pública geral, Mariana Lobo, finalizou a solenidade falando sobre a importância das conquistas trazidas pela Lei Complementar 171/2016 e do momento de ascensão profissional.

“Essa é uma vitória de todos os defensores públicos, uma vitória de todos aqueles que começaram essa luta lá atrás, enquanto ainda era a antiga Cage, um departamento da Secretaria da Justiça do Estado. Hoje, chegou o dia mas espero que essa luta e essa conquista tragam para nós, defensores públicos, também a responsabilidade. Uma responsabilidade de saber que as vitórias que nós conseguimos é ligada ao trabalho que a gente desempenha todo dia e à credibilidade que a gente tem plantado junto a sociedade e a população. Que vocês cheguem aos seus novos locais de trabalho, alguns estão voltando ao mesmo local mas já titulares, com as energias renovadas e com o sentimento de que só podemos efetivamente dizer que temos um sistema de justiça justo e um sistema de justiça acessivo com o fortalecimento da Defensoria Pública”.