Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Dois grandes nomes do Direito brasileiro realizarão palestras na Defensoria Pública do Ceará

Publicado em

palestrasSITE

Na próxima sexta-feira, dia 20 de abril, a Defensoria Pública Geral do Estado do Ceará receberá a juíza e escritora Andréa Pachá com a palestra “O envelhecimento e o instituto da curatela frente ao Estatuto da Pessoa com Deficiência”. A palestra encerra as comemorações do Dia do Defensor Público e acontece a partir das 13h30, no auditório da sede administrativa da instituição (Avenida Pinto Bandeira, 1111).

O nome de Andréa Pachá é referência da Justiça brasileira e tornou-se conhecida nacionalmente após a publicação dos livros “A vida não é justa” e “Segredo de Justiça”, baseados em casos que chegaram à Justiça nos últimos vinte anos de suas experiências profissionais na vara de família. As histórias relatadas no livro “A vida não é justa” tornaram-se ainda inspiração para uma série do programa Fantástico, da TV Globo, prevista para estrear em julho.

Além de Andréa Panchá, a Defensoria Pública receberá ainda no mesmo dia o desembargador aposentado Amilton Bueno de Carvalho, que falará sobre “O papel do defensor público em tempos de cólera persecutória”. Doutor honoris causa pela Faculdade de Ciências Sociais de Florianópolis (Cesusc), o magistrado é membro da Associação dos Juízes para a Democracia e do Conselho Científico do Instituto Latinoamericano de Altos Estudos da Colômbia e foi precursor de diversas teses no âmbito jurisdicional.

“A Defensoria Pública do Ceará, através de sua Escola Superior, sente-se extremamente feliz em homenagear os Defensores Públicos trazendo duas personalidades tão atuantes no cenário jurídico brasileiro, cuja importância transcende, inclusive, a própria seara do Direito. Assim, esperamos a todos e informamos que as palestras serão gratuitas e abertas ao público”, destacou Roberta Quaranta, diretora da Escola Superior da Defensoria Pública.

Conheça mais sobre os palestrantes

Andréa Panchá – Formou em Direito pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Participou de um grupo de dramaturgia, trabalhou com cinema e teatro. Morou no Rio até 1993, quando voltou para Petrópolis, se casou e teve dois filhos. Em 1994 prestou concurso para a magistratura. Foi membro do Conselho Nacional de Justiça, vice-presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros e coautora da Cartilha da Nova Lei de Adoção e pela simplificação da linguagem jurídica, conselheira do CNJ no biênio 2007/2009, responsável pela criação e implantação do Cadastro Nacional de Adoção e pela implantação das Varas de Violência Contra a Mulher no país, tendo recebido do Senado Federal o Diploma Mulher Cidadã Bertha Lutz por esse trabalho. Possui artigos publicados em jornais de circulação nacional e revistas especializadas.

Amilton Bueno de Carvalho – Doutor honoris causa pela Faculdade de Ciências Sociais de Florianópolis; ex-Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul; membro do Instituto dos Advogados do Rio Grande do Sul; membro da Associação dos Juízes para a Democracia; Professor de diversos cursos de pós-graduação em Direito Penal e Processo Penal; professor da Escola Superior da Magistratura do Rio Grande do Sul; membro do Conselho Científico do Instituto Latinoamericano de Altos Estudos – Colômbia; autor de diversos livros e trabalhos publicados em Livros Especializados no Brasil e em Bogotá, País Basco, Granada, Madrid e México.