Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

DPGE debate a realidade infanto-juvenil em Encontro

Publicado em

DSC_0907

A Defensoria Pública do Estado do Ceará participa nesta segunda (31) e terça-feira (1º de novembro) do VII Encontro da Magistratura, do Ministério Público e da Defensoria Pública da Criança e do Adolescente do Estado do Ceará, que tem o intuito de discutir o sistema socioeducativo, a rede de proteção e o acolhimento institucional de crianças e adolescentes.

O evento reúne promotores de justiça, magistrados e defensores públicos cearenses que atuam na seara infanto-juvenil. O supervisor do Núcleo de Defesa dos Direitos da Infância e da Juventude (NADIJ), Adriano Leitinho Campos, participou da mesa de abertura “Desafios do Sistema Socioeducativo e as hipóteses de intervenção judicial” e enfatizou a importância da união das instituições. “É de fundamental importância eventos como esse para que possamos fazer essa troca de experiências entre as instituições, com uma maior adesão entre dos profissionais envolvidos. São ações desta natureza que fazem crescer o sistema de justiça e a efetivação de políticas públicas que busquem a melhoria e a proteção de todas as crianças e adolescentes do Estado do Ceará”.

A palestra contou ainda com a participação dos defensores públicos do Nadij e do Núcleo de Atendimento Especializado aos Adolescentes em Conflito com a Lei (Nuaja), além dos convidados Marcus Aurélio de Freitas (MP/RN) e Cássio Silveira (Seas/CE), os promotores Lucas Felipe Azevedo de Brito e Millen Castro Medeiros de Moura e da desembargadora coordenadora da Coordenadoria da Infância e da Juventude (CIJ), Dra. Maria Vilauba Fausto Lopes.

A programação oferece palestras, debates e exibição de vídeos sobre a realidade da política infanto-juvenil no Estado. A partir das 14h desta segunda, a Defensoria Pública do Estado apresenta o Projeto Acolhe com os defensores públicos Patrícia de Sá Leitão e Leão, supervisora das Defensorias do Crime e o Delano Benevides, do Núcleo de Atendimento ao Preso Provisório e Vítima de Violência (Nuapp). O programa Acolhe amplia a atuação jurídica da Defensoria, abrangendo um atendimento integral às vítimas de violência em Fortaleza e Região Metropolitana. Amanhã, às 9h, o defensor Tulio Iumatti participa da programação como debatedor na mesa que narra os “Principais Desafios para a redução do acolhimento institucional e a promoção do direito à convivência familiar e comunitária” e, às 14h, a Defensoria apresenta o programa Defensoria Amiga dos Abrigos, por meio do supervisor do Nadij, Adriano Leitinho, que mostra a atuação em rede que tem proposto às instituições de acolhimento do Ceará.