Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

DPGE participa de comemoração do Dia Internacional da Mulher

Publicado em

Em celebração ao Dia Internacional da Mulher, comemorado nessa terça-feira (8), a Defensoria Pública do Estado do Ceará participou durante todo o dia na Praça do Ferreira do programa “+ Direitos, Participação e Poder Para as Mulheres”, evento promovido pelo Governo do Estado do Ceará, por meio da Coordenadoria Especial de Políticas para as Mulheres e do Conselho Cearense dos Direitos da Mulher.
A Defensoria Pública realizou atendimentos das 8h às 17h, oferecendo assistência jurídica e encaminhando, caso necessário, o público para os núcleos especializados da instituição. A  aposentada Maria Marinete de França, 65, aproveitou a ida ao Centro para tirar dúvidas sobre pensão alimentícia. Ela cria o neto de onze anos sozinha e há dois anos não recebe nenhuma assistência do pai da criança: “Estou muito satisfeita! Fui muito bem atendida e agora tenho esperanças de resolver meu problema. Já sei qual a documentação levar e qual setor procurar quando for à Defensoria”, afirmou.

pracaFerreira

A defensora pública Hilda Cela de Arruda Coelho, do Núcleo de Enfrentamento à Violência contra a Mulher (Nudem) enfatizou a importância da conscientização dos direitos da mulher: “A importância de eventos como esse é dar visibilidade, divulgar e o esclarecer sobre direitos que, muitas vezes, são desconhecidos tanto por homens como por mulheres. É através do diálogo e do esclarecimento que mais mulheres poderão se empoderar e reivindicar e assim dar mais um passo na tentativa de minimizar as injustiças e disparidades”. Durante a atividade, a defensora pública do 2o Grau, Mônica Barroso, também prestou atendimentos, reforçando a luta pela conscientização e concretização dos direitos das mulheres.

O evento teve como foco o fortalecimento da cidadania, o enfrentamento à violência e a participação política das mulheres nos espaços de poder e decisão e ofereceu diversas apresentações culturais e prestação de serviços, como emissão de documentos (1a e 2a via e RG e CPG), orientação profissional, atendimento de serviços de saúde (verificação de pressão, glicose e massoterapia), entre outras atividades.

 

Serviço:

Local: Praça do Ferreira – Centro, Fortaleza – CE

Data: 8 de março de 2016 (terça-feira)

Horário: 6 horas às 20h30min

 

– Atendimento nos serviços de saúde, Unidades Móveis de Atendimento à Mulher, feira da Economia Solidária com as Mulheres da Rede Flor de Mandacaru, Mulheres Indígenas, Quilombolas, Mulheres de Terreiro e Emissão de documentos

– Orientação sobre saúde da mulher – Sesa

– Serviço de teste rápido – Saúde Municipal

– Orientação sobre as doenças causadas pelo mosquito da dengue – Zoonoses

– Orientação sobre imposto de renda – Conselho Regional de Contabilidade

– Cadastro para coleta de medula com o Hemoce

– Atendimento nas Unidades Móveis (CRM)

– Serviço de Orientação – Defensoria Pública e  Ministério Público

– Unidade móvel do Procon

– Unidade móvel da OAB – (Serviços de verificação de pressão, glicose e massoterapia)

– Emissão da 1ª e 2ª Via do RG e CPF – Sejus